Tríduo celebra festa de Santa Clara

A comunidade Santa Clara iniciou nesta segunda-feira (8), os festejos em homenagem a sua padroeira. A celebração acontece na capela da comunidade, a partir das 19h, localizada no bairro da Santa Clara. Este ano, o tríduo tem como tema “Com o exemplo de Santa Clara de Assis nunca percamos de vista o nosso ponto de partida. Já o dia festivo, celebrado na quinta-feira (11), haverá missa solene, às 19h.

08/08 (Segunda-feira)

Subtema: Porque Santa Clara é a padroeira da televisão

Comunidades: Rainha da Paz, São Tomé, Santuário Nossa Senhora das Candeias, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora da Encarnação

Movimentos: Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Combatentes na Fé, Pastoral da Criança e Pastoral do Dízimo

08/09 (terça-feira)

Subtema: Santa Clara e as damas pobres

Comunidades: Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia, São Maximiliano Maria Kolbe e Santo Antônio

Movimentos: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Irmãs Franciscanas, Oscan, Terço dos Homens

10/08 (Quarta-feira)

Subtema: Santa Clara e a Eucaristia

Comunidades: Paróquia São Francisco de Assis, Virgem dos Pobres e São José

Movimentos: Pastoral da Família, Segue-Me, Renascer e Milícia da Imaculada

11/08 (Quinta-feira) DIA FESTIVO

19h- MISSA SOLENE

SANTA CLARA

De origem italiana, da cidade de Assis, Santa Clara nasceu no ano de 1193, de uma família muito nobre. Sua mãe, muito religiosa, escolheu o nome Clara após uma “inspiração” divina de que aquela menina iluminaria o mundo com a sua santidade.

Desde pequena, Clara chamava a atenção por seu desprendimento, por uma vida caridosa e sempre preocupada com os mais necessitados. Por isso, não demorou muito para que a jovem fosse completamente atraída pelo estilo de vida de seu conterrâneo contemporâneo, São Francisco de Assis.

No Domingo de Ramos de 1212, com apenas 18 anos, a jovem Clara deixou o conforto do seu lar, uma famílias abastada e a promessa de um casamento com um jovem rico e se dirigiu à uma igrejinha, conhecida como Porciúncula, onde vivia São Francisco.

Francisco cortou seus cabelos e foi a partir desse momento que a jovem ficou conhecida como Clara de Assis, casta, obediente e pobre, com uma vida totalmente dedicada à caridade e à ordem das Clarissas.

Santa Clara é considerada a padroeira da Televisão. O título veio de um episódio milagroso na vida de Santa Clara, quando já acamada e muito doente, apenas um ano antes de sua morte, “assistiu” a uma celebração eucarística sem sair de seu leito.