Com o tema: “Bendito é o fruto do teu ventre. Ó Maria”, novenário em honra à Nossa Sra. das Candeias começa nesta quarta (24); Confira a programação

Católicos de Candeias e toda região vão celebrar, por mais um ano, a tradicional novena em honra à Nossa Senhora das Candeias, a partir desta quarta-feira (24), e segue até o próximo dia 03 de fevereiro, com a grande procissão pelas ruas da cidade. Como de costume, a abertura ocorrerá às 5h, com alvorada, oração do Ofício de Nossa Senhora, hasteamento da bandeira, finalizando o momento com a oração na gruta dos milagres.

Cerca de 8 mil são esperadas durante os dias de festa na Praça da Matriz para louvar, pedir e agradecer por graças alcançadas. A festa de Nossa Senhora das Candeias é considerada o maior evento católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país. Para os fiéis que residem nos distritos será disponibilizado transporte gratuito a partir das 17h.

Durante os 11 dias de festa, o Novenário será transmitido através da página do Facebook e do canal do YouTube do Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Equipes de Trabalho

Segundo a comissão dos festejos deste ano, aproximadamente de 1.200 (mil e duzentas) pessoas, todas voluntarias, divididas em 12 equipes, irão auxiliar a Paróquia no período dos festejos. As atividades iniciaram em 2023, com a escolha dos coordenadores das equipes e eventos a serem realizados. Além da comissão de festas do ano de 2024, liderada pelo casal presidente, Antônio e Neide, as equipes se dividem em Canto, Comunicação, Comunidade, Decoração, Eventos, Intercessão, Recepção, Liturgia, Trânsito, Romeiros, Procissão e Noiteiros.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.

1ª Noite – 24/01/2024 | Quarta-Feira | 19h30

5h – Alvorada

5h30 – Ofício de Nossa Senhora

COMUNIDADES: São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II)

CONVIDADOS: Paróquias:  São Sebastião/ Santa Marcelina/Quase Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Nazaré do Jacuípe (São Sebastião do Passé)  / Irmãs Terciárias Franciscanas/ Catequese / Jufra.

MINISTÉRIO DE MÚSICA: Canção da Vida

2ª Noite – 25/01/2024 | Quinta-Feira | 19h30

COMUNIDADES: Santo Antônio (Bairro Santo Antônio)

CONVIDADOS: Paróquia São Francisco de Assis (Candeias) / Segue-me / Apostolado da Oração / Milícia da Imaculada.

MINISTÉRIO DE MÚSICA: Sinal Sagrado

GESTO CONCRETO: Farinha e sal

3ª Noite – 26/01/2024 | Sexta-Feira | 19h30

COMUNIDADES: Nossa Senhora da Encarnação / Nossa Senhora Três Vezes Admirável / Santa Rita de Cássia / São Gonçalo (Distrito de Passé: Querente, Roça Grande, Rio do Cunha e  Mucunga)

CONVIDADOS: Santo Antônio de Sant’Anna Galvão / Nossa Senhora da Boa Viagem – Dias D’Ávila / Paróquia São Roque – Terra Nova / Encontro de Crianças com Cristo (ECRI)/ Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC)/ Grupo São Rafael

MINISTÉRIO DE MÚSICA: Paz e Bem

GESTO CONCRETO: Açúcar

4ª Noite – 27/01/2024 | Sábado| 19h30

COMUNIDADE: Nossa Senhora Rainha da Paz (Sarandi)

CONVIDADOS: Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Barra do Pojuca / Capelania Santa Maria (Condomínio Interlagos). Paróquias: Senhora Sant’Anna / Cristo Ressuscitado / São Tomé Apóstolo / Catedral São Thomaz de Cantuária / Santa Luzia / São José Operário / Quase Paróquia Ascenção do Senhor / Divino Espírito Santo – Vilas de Abrantes / São Bento – Monte Gordo / Quase Paróquia São Francisco de Assis – Arembepe Camaçari) / ECC / Pastoral Familiar / Pastoral do Batismo.

MINISTÉRIO DE MÚSICA: Ministério Angelus

GESTO CONCRETO: leite em pó

5ª Noite – 28/01/2024 | Domingo | 19h30

COMUNIDADES: São José – Areia

CONVIDADOS: Paróquia Nossa Senhora da Luz / Paróquia São João Batista / São Miguel de Cotegipe / Nossa Senhora da Conceição – Simões Filho / Renascer / RCC / Fraternidade Combatentes na Fé.

MINISTÉRIO DE MÚSICA: Paráclito

GESTO CONCRETO: Café

6ª Noite – 29/01/2024 | Segunda | 19h30

COMUNIDADES: Santa Luzia (Nova Brasília)