Ordenação Episcopal de Dom Dirceu é realizada em Minas Gerais

O novo bispo da Diocese de Camaçari, monsenhor Dirceu padre Dirceu de Oliveira Medeiros, foi ordenado bispo em uma cerimônia realizada neste sábado (4), na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del-Rei, em Minas Gerais. O sacerdote assumirá a Diocese de Camaçari após a aposentadoria do bispo Dom João Carlos Petrini.

A Santa celebração foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Bispo  e Dom Joel Portella Amado.

Durante a Ordenação episcopal, foi realizados os ritos que são específicos para o terceiro grau da ordem. O ordenado recebeu sobre sua cabeça o livro do Evangelho enquanto é feita uma uma oração. Em seguida, teve a sua cabeça ungida com o óleo do santo crisma e o recebeu o livro dos Evangelhos, para que como servo do Senhor continue lançando as redes para a pesca. Depois, ganhou o anel, sinal da sua fidelidade a Cristo, em seguida, recebeu a mitra episcopal, que evoca a nobreza da missão e a santidade com que deve ser exercida. Além disso, ganhou o báculo, que significa o governo pastoral e a missão de apascentar as ovelhas da Igreja de Deus.

O objeto que será usado pelo novo bispo, a cruz peitoral, foi confeccionado com a madeira do umbral da casa de sua Avó, Dona Luiza. O símbolo é uma das insígnias episcopais usada pelos bispos que conta de um crucifixo pendendo com um cordão ou em corrente simples. A cruz está constantemente diante do prelado, que serve para lembrar a todo instante de Cristo Senhor Nosso, que morrera por ele no Calvário e a Fé que ele professa com seu próprio sangue.

No discurso, o novo bispo agradeceu a acolhida que recebeu do povo de Camaçari e trouxe o exemplo do Papa Francisco para sua nova missão. “Que eu saiba caminhar a frente do rebanho para indicar caminhos, que eu saiba caminhar do meio do rebanho para encorajar aqueles que tendem a desanimar, que eu saiba caminhar atrás do rebanho vigilante para garantir que ninguém fique para traz”, disse.

A saída de Dom Petrini ocorre por motivo de idade, conforme  o artigo 401 do Código de Direito Canônico e autorizada pelo Papa Francisco. Com a renúncia, Dom Petrini será o primeiro bispo emérito da Diocese de Camaçari.

A posse do Monsenhor Dirceu Medeiros como segundo bispo da Diocese de Camaçari será realizada no dia 19 de fevereiro de 2022, às 16h no Estádio Fernando Ferreira Lopes em Camaçari, data que marca também a celebração dos 11 anos de criação da Diocese.

BIOGRAFIA

Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Até junho de 2019, exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.