Mãe Medianeira, nós te aclamamos. Salve Nossa Senhora das Candeias!

Junto a minha esposa, passei todo o ano de 2022 acompanhando as caravanas e romarias que vinham à Gruta dos Milagres e ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias aos dias de domingo. Durante esse período, tive o privilégio de acompanhar e gravar testemunhos, manifestações e relatos de fé de centenas de peregrinos que rendiam graças por milagres alcançados por intercessão da Virgem. Ali eu atestava: Quem não enxergava passava a ver depois de banhar suas vistas; quem tinha feridas as via secar pela força da oração; quem tinha problemas para engravidar concebia sua cria e a trazia para abençoar. A sensação que dava é que uma chuva de bênçãos corre por aquelas águas todos os dias, de segunda a segunda, a todo(a) aquele(a) que acredita.

Vivi nesse tempo uma verdadeira experiência de fé. Não sou mais o mesmo homem – o mesmo João. Seria impossível não ter mudado diante de tanta coisa que presenciei. É real e sensível a presença de Maria naquele pedaço de chão. Ela, de alguma maneira, mantém-se ali de braços abertos para acolher os seus filhos.

Entre tantos testemunhos de graças alcançadas que escutei, um especial me comoveu (e comove) o coração: O de uma senhora que, tendo paralisia infantil e não andando, após o clamor e a promessa de sua mãe à Maria, voltou a andar. Ao problema daquela jovem a medicina podia não dar mais jeito; os remédios prescritos podiam não atingir a eficácia desejada; a mãe podia não ter as melhores condições financeiras de prover à filha a mais indicada atenção; mas a fé e, sobretudo, a vontade de Deus, o Pai das Misericórdias, diante do pedido de Nossa Senhora, fez aquela menina (hoje mulher) andar. E andando aos prantos ela caminhou por toda a igreja, de branco, como sua mãe outrora havia prometido. Não aceitava o amparo de ninguém em seu percurso (mesmo que com dificuldade). Talvez apenas o de Maria – que espiritualmente a segurava (como na primeira vez que ela andou).

Assim é a Mãe de Deus das Candeias, meu irmão: Tem a todo aquele e aquela que por Ela clama e roga como filho. E, cumprindo o papel de mãe, é exímia em sua ação. Ou você por acaso duvida que, antes de pegar seu ônibus para o trabalho, recebe a bênção Dela após a oração de uma Ave-Maria?

Hoje, dia 02 de Fevereiro, curvemo-nos diante de Maria, a Rainha da Paz, Rainha dos Céus, Rainha das Candeias, Rainha de seus filhos e Rainha de todos os milagres que geram as suas águas. Salve a mãe extremosa, a mãe medianeira, a mãe de Deus e nossa. Salve Nossa Senhora das Candeias.
Paz e Bem.

Texto de: João Marcelo Rocha e Nathalia Rocha