Dia de Nossa Senhora de Fátima – Tempo de rezar o Santo Terço e de converter-nos

Hoje, 13 de maio de 2022, completam-se 105 anos da primeira das seis de aparições de Nossa Senhora a pastorinhos, na cidade de Fátima, em Portugal. Na época, Jacinta, Lúcia e Francisco viram, após alguns fenômenos que ocorreram no céu, uma mulher de vestes brancas, mais brilhantes que o sol, sobre uma azinheira. A mulher era Maria – a mesma Maria, a mãe de Jesus, a Virgem das Candeias, a Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima. Maria que pedia aos meninos que rezassem o terço todos os dias, que clamassem pelas almas do purgatório e pelos pecadores, e que viessem, durante os próximos meses daquele ano, até outubro, sempre no mesmo dia 13, no mesmo horário e no mesmo local, para recebe-la.

Foto 01: Os três pastores – Lúcia (no meio, aos dez anos de idade) e seus dois primos: Francisco (nove anos) e Jacinta Marto (sete anos) segurando seus rosários (fotografia tirada na altura das aparições). Crédito: CNS photo/EPA. Disponibilizada por “VATICAN-LETTER-FATIMA em 30 de março de 2017. Retirada de <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%B5es_de_F%C3%A1tima#/media/Ficheiro:Fatima_children_with_rosaries.jpg>. Acesso em 12 de maio de 2022.

Os pastores, obedientes, estiveram nos sequentes dias 13, assim como solicitados pela Virgem, presentes próximos a azinheira para recebe-la. Pediram a Ela por doentes, pela conversão dos pecadores e pela ocorrência de um milagre, para que todos neles e em Maria cressem. Foram (os pastores) acompanhados por centenas e milhares de pessoas que, curiosas e cheias de fé, iam a Fátima no momento das aparições para chegar mais perto dos céus e de Maria. As pessoas viam, ali próximas, apenas parte do fenômeno. Enxergavam nuvens andando, cores sendo projetadas, o sol escurecendo e brilhos estranhos.

Na última aparição, em 13 de outubro, a Virgem fez o milagre pedido pelos meninos. Cerca de 50 mil pessoas (Foto 02) estiveram presentes no local e testemunharam o fenômeno que ali ocorreria. Vários jornais, inclusive, cobriram tudo. Depois de anunciar uma mensagem aos pastores e projetar, para eles, as aparições de São José e de Jesus, a Virgem fez a chuva torrencial que caía passar, fez as nuvens se abrirem no céu e fez o sol, como que se fosse uma bola, brilhar intensamente, girar e andar sobre o povo.

Foto 02: Foto tirada na Cova da Iria (Lugar das aparições) e publicada num jornal português em 29 de Outubro de 1917. Créditos: Judah Ruah, para o jornal “O Seculo”, publicada em 29 de setembro de 1917. Retirada de < https://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%B5es_de_F%C3%A1tima#/media/Ficheiro:People_looking_miracle_sun.jpg>. Acesso em 12 de maio de 2022.

Em todos os seus contatos com os pastores, Maria insistia pela oração diária do Santo Terço. Também os ensinou a oração que nós, católicos, fazemos desde então após cada mistério para pedir pelas almas: “Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

Neste mês de maio, mês dedicado a Maria, mês dedicado à Nossa Senhora de Fátima, rezaremos, todo sábado na gruta dos milagres, o mesmo terço que Nossa Mãe tanto indicou. Nos reuniremos sempre às 18:00 e ali, lugar tão abençoado por milagres e bênçãos, casa da Virgem das Candeias, obedeceremos, assim como os pastores, aos pedidos de Nossa Senhora. Pediremos pela paz no Mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas que precisam e pela cura dos doentes. Clamaremos por nossa cidade, pelo nosso próximo novenário e por cada lar de cada irmão nosso. Venha e traga a sua família. Sejamos, juntos, de Maria.

Paz e bem!

Texto: João Marcelo e Natália