Celebração da Paixão de Cristo e Ofício das Trevas marcam Sexta-Feira Santa

A Paixão e Morte de Cristo foram relembrados nesta sexta-feira (20), nas celebrações realizadas na Paróquia Nossa Senhora das Candeias pela Sexta-Feira Santa. A pandemia do Coronavírus que atinge o planeta modificou a celebração da Paixão do Senhor que este ano teve público reduzido. Por medida de segurança, o beijo à Santa Cruz foi suspenso para evitar o contato entre os fieis. O ato litúrgico é dividido em três partes: Celebração da Palavra, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão.

No Santuário Nossa Senhora das Candeias, a celebração foi conduzida pelo pároco frei Thiago Noronha e transmitida pelas redes sociais. Na pregação, o frade destaca que o gesto de Cristo é um ato de amor e caridade pela humanidade. “No alto da Cruz, o Senhor derrama sobre toda a humanidade bençãos, graças, consolo, mas também derrama a punição e a justiça”, afirmou.

Foto: Jailma Paixão

“Com Cristo na cruz torna-se para nós benção e salvação aos que creem. Nosso Senhor Jesus Cristo sofre uma morte injusta, porque ele não pecou e nem mentiu. O Senhor não cometeu nenhum mal”, ressaltou. O momento de grande emoção foi a passagem da Santa Cruz pelo Santuário onde os fieis puderam elevar a sua adoração ao Senhor. Ele também rezou pelos doentes, desempregados e todas as vítimas da Covid-19.

Foto: Jailma Paixão

Após a Celebração da Paixão de Cristo, os fieis puderam acompanhar o Oficio das Trevas. No rito,  são acesas sete velas e cantados sete salmos. Os cânticos fazem referências a textos bíblicos que trazem relatos da condenação, crucificação e morte de Jesus. As velas serão apagadas, aos poucos, durante o rito.

A Vigília Pascal, no sábado (3),  ocorrerá no Santuário Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora de Fátima, Virgem dos Pobres, São Maximiliano Maria Kolbe e Mãe Rainha.

Domingo de Páscoa

A Santa Missa da Ressurreição do Senhor será transmitida no domingo (4), às 10h, pela página do Santuário no Facebook. Haverá também celebração eucarística nas comunidades.

 

Foto: Jailma Paixão