“Pela luz de Cristo que se resplandece nos corações daqueles que o conhece”, afirma cônego na sexta noite do Novenário

A sexta noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias, celebrada nesta segunda-feira (29), dedicou as orações para a busca da luz, através da intercessão de Nossa Senhora das Candeias, seguindo os passos de Cristo. Tendo como celebrante o cônego Osmar Junior – vigário geral da Diocese de Camaçari e pároco da Catedral São Thomaz de Cantuaria (Camaçari), teve como subtema “Se caminharmos na luz, como Ele na luz, está estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho nos purifica de todo o pecado (I João 1, 7)”.

Pelo segundo consecutivo participando do Novenário, o cônego destacou a proximidade entre o Santuário e a Diocese de Camaçari. “A gente sente que há essa interação, abertura, sobretudo, para essa realidade diocesana que é muito nova. Seis anos de diocese ainda caminhando para sete, mas a gente percebe essa proximidade, sobretudo a abertura do frei Jorge com sua equipe de trabalho e também o próprio povo, alegria de poder estar celebrando mais uma noite deste Novenário”, ressaltou.

Homilia

O cônego iniciou a homilia fazendo uma reflexão sobre a escolha do tema do Novenário. “A luz é algo essencial na vida de quem realmente deseja uma vida cristã pautada pela autenticidade e pela vontade de torná-la conhecida pelo testemunho diário. Uma experiência concreta através de um encontro, não com uma ideia apenas, mas uma pessoa real que sendo a luz verdadeira pode nos tornar pequenos luzeiros nos recantos da vida, sobretudo, onde as trevas tentam nos afastar do mesmo (Jesus)”, afirmou.

Ele ressaltou que o pecado original nos levou as trevas e que a vinda de Cristo para nosso meio traz a luz para a nossa vida. “Antes da encarnação, o gênero humano estava nas trevas por causa do pecado original que cerca o homem. Assim afirma Orígenes: ‘A origem das trevas que cerca o homem está na sua natureza ferida pelo pecado dos primeiros pais porque todo gênero humano não pela natureza, mas por causa do pecado estava da ignorância da verdade’. E é pela luz de Cristo que se resplandece nos corações daqueles que o conhece”, explicou.

Por fim, ele recitou o verso da canção de Maria Bethânia que homenageia Nossa Senhora das Candeias como forma de louvor e agradecimento.

Pedido

Em agradecimento pela visitação da imagem de Nossa Senhora das Candeias durante a realização do Novenário em honra a São Thomaz de Cantuaria, padroeiro da cidade de Camaçari, o cônego Osmar Júnior fez um pedido especial para a nossa paróquia, solicitando uma nova imagem da nossa mãe para estar na Catedral. “Quero agradecer também a gentileza por ter atendido um pedido nosso: a imagem de Nossa Senhora das Candeias esteve durante todo o novenário do nosso padroeiro diocesano São Thomaz de Cantuaria e a presença dela trouxe coisa boa. A nossa festa foi iluminada. Nossa Senhora estava lá, se entendendo com São Thomaz, cada um na sua função. Quero pedir ao frei Jorge, em nome da paróquia Catedral que ele possa providenciar um presente para ser entronizado na catedral de São Thomaz uma imagem de tão bonita tanto quanto esta que tem aqui no Santuário de Nossa Senhora”, pediu o padre aos risos.

Sétima Noite

Nesta terça-feira (30), a sétima noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias traz como subtema “Tornai-vos irreprováveis e puros, filhos de Deus sem defeitos no meio de uma geração má e pervertida, no seio do qual brilhais como astros do mundo (Filipenses 2,15)”. O celebrante será padre Milton Santos- administrador da Quase Paróquia Nossa senhora de Fátima e São Francisco de Assis de Camaçari. Para o gesto concreto será feita a doação de um quilo de arroz.

Novenário

Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, Dá-nos Jesus a tua luz”, os festejos em honra a Nossa Padroeira acontecem até o dia 3 de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira do município, que tem sua data comemorativa neste dia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, às 19h30.