Paróquia espera receber 15 mil fieis em romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Fé e devoção marcam presença no próximo domingo (19), a cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), com a romaria de aproximadamente 15 mil fieis ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, na sexta edição da Peregrinação Fé e Luz. Em mais de 100 anos de devoção a Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia com visitação à Fonte dos Milagres.

O evento, promovido pela Diocese de Camaçari, tem como tema “Com Maria, o vinho da alegria não falta (CF Jo 2)”, em alusão ao Ano Nacional Mariano instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano celebra os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A romaria reunirá 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.

A concentração será às 6h, na rodovia BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias, localizada no bairro Ouro Negro. Antes da caminhada acontecerá a santa missa, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

Durante a caminhada, o trânsito de veículos nas BA-522 e 523, que liga Candeias ao município de São Sebastião do Passé e a BR-324, será desviado para o Anel Viário. Cerca de 2 mil estarão envolvidas no apoio aos fieis. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016).

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

ANO MARIANO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que se iniciou no dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças, uma oportunidade para que as comunidades cresçam na devoção à Mãe de Deus e no compromisso de cumprir aquelas palavras de Nossa Senhora nas Bodas de Caná: façam tudo o que Ele vos disser.

 

SERVIÇO

O QUE: 6ª Peregrinação Fé e Luz

QUANDO: 19 de novembro

HORÁRIO: 6 horas

ONDE: Rodovia BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias

 

Pascom-Santuário Nossa Senhora das Candeias

Comentários: