Paróquia celebra Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias; Confira a programação

Na próxima quinta-feira (24), a praça Nossa Senhora das Candeias se encherá de fé, amor e devoção com início do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias. Com o tema “Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina”, os festejos em honra a padroeira do município de Candeias acontecerão até o dia 3 de fevereiro. Serão nove noites dedicados a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus. A abertura ocorrerá às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

“Estamos chegando mais uma vez a celebração do Novenário de Nossa Senhora das Candeias. Esse ano nós queremos trazer como tema ‘Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina’, para que nós tenhamos a oportunidade de refletirmos o documento do Santo Papa Francisco que nos faz um apelo para não esquecermos que a nossa vocação última é a santidade. É isso que nós queremos trazer esse ano para a nossa comunidade, devotos e todos os romeiros de Nossa Senhora das Candeias pedindo sobretudo que ela interceda por nós, que ela diante de Deus obtenha a graça de converter os nossos corações, livrando da maldade e do pecado”, explica o pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

Cerca de 6 mil são esperadas durante os dias de festa na Praça que leva o seu nome para louvar, pedir e agradecer por graças alcançadas. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país.

Equipes de Trabalho

De acordo com a comissão dos festejos 2019, aproximadamente de mil pessoas divididas em 12 equipes irão auxiliar a Paróquia nos dias do Novenário. As atividades iniciaram em 2018, com a escolha dos coordenadores das equipes e eventos. As equipes se dividem em Canto, Comunicação, Comunidade, Decoração, Eventos, Intercessão,  Recepção, Liturgia, Trânsito, Romeiros, Procissão e Noiteiros.

Procissão

A procissão será realizada no dia 3 de fevereiro (domingo), a partir das 17h, e encerrará o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Mais de 11 mil fieis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias. Bandas católicas em cima de trios elétricos animam os fieis durante o trajeto que recebe uma decoração de moradores para receber a imagem de Nossa Senhora das Candeias e de outros santos.

Calendário Oficial da Bahia

Em novembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa. A proposta, de autoria do então deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionada pelo governador Rui Costa em 28 de novembro de 2017.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.