Milhares de fieis acompanham procissão à Nossa Senhora das Candeias

Pés descalços e lenço branco nas mãos levaram fé e devoção pelas ruas de Candeias durante a procissão à Nossa Senhora das Candeias, realizada neste domingo (3). O momento marcou o encerramento dos festejos em honra a nossa padroeira, iniciado no dia 24 de janeiro. Milhares de pessoas acompanharam a imagem de Nossa Senhora das Candeias que desfilou pelas ruas da cidade ao lado das imagens de Santa Terezinha, Sagrado Coração de Jesus e São José. Além dos andores, uma figura fundamental também abrilhantou a procissão de Nossa Senhora das Candeias: as crianças vestidas de anjo. Símbolos da bondade Jesus, meninos e meninas caminharam ao lado dos fieis levando alegria e beleza.

Ao longo do trajeto, o que se viu era devotos de todas as partes da Bahia homenageando à Mãe das Candeias. Jovens, adultos e idosos se dividiram entre a multidão para carregar os andores. Para a devota Shirlei Silva, moradora do bairro Santo Antônio, a procissão é um momento de renovar a fé e mostrar o poder da devoção a Nossa Senhora das Candeias. “Foi muito linda e emocionante a procissão. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias sempre lotados e animados refletem a devoção e fé do povo a esta Santa poderosa”, ressaltou a devota.

Quem teve também graça alcançada foi a devota Rosa Queiroz que contou que seu esposo foi viajar para trabalhar após estar desempregado. “Foi muito linda Já alcancei a graça. Meu esposo a trabalho”, disse Rosa.

Benção do Santíssimo

A Praça da Igreja Matriz se tornou um céu aberto para louvar e agradecer à Nossa Senhora das Candeias por graças alcançadas. A imagem chegou ao local após quase duas horas de caminhada ao som de “Aqui viemos Mãe para vos agradecer nossa fé na salvação pelo nosso benquerer”.

O Santíssimo Sacramento foi exposto aos devotos que ganharam mais um momento de oração para pedir as bênçãos do céu e agradecer pelas graças alcançadas. Ministrada pelo padre Adilton Lopes, reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Benção do Santíssimo encerrou os festejos de 2019. “A procissão de Nossa Senhora das Candeias, esse ano, foi uma das mais belas expressões populares de nossa fé. Foi um momento lindo que refletiu todo sentimento de fé, amor e devoção do povo candeense e de todos os romeiros pela Virgem Mãe das Candeias”, disse o pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

Casal presidente 2020

Após a benção do Santíssimo, frei Jorge Luiz Soares OFMConv. agradeceu a participação de toda a comunidade do ato fé e àqueles que trabalharam nos 11 dias de festa. Na ocasião anunciou o casal presidente dos festejos de 2020, Eujácio e Andrea de Jesus, que este ano atuaram como vice-presidente.

Para a presidente dos festejos de 2019, Sandra Reis, o sentimento é de gratidão e dever cumprido. “É um momento de gratidão por todos esses dias e por Nossa Senhora das candeias por ter nos dado essa oportunidade de preparar esta festa tão linda”, disse Sandra.