Frade pede orações para nossa cidade em celebração da última noite do Novenário

A última noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2018, celebrada nesta quinta-feira (1º), pelo vigário paroquial frei Thiago Noronha OFMConv.,  destacou a importância de buscar a luz de Cristo e deixar de lado as trevas, além de pedir orações pela nossa cidade. A noite tem como subtema: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12,46)”.

Celebrando pelo terceiro ano consecutivo, frei Thiago fala da emoção em participar de mais uma festa em homenagem a Nossa Mãe. “Já é o nosso terceiro ano que estamos aqui celebrando como vigário. É sempre muito emocionante. Nós, que somos da casa, acompanhamos toda a preparação, o momento do Novenário e o pós novenário. O que eu acho mais belo não é a multidão em si, mas o que é essa multidão traz. Porque eles estão aqui independentes do padre, de quem vai cantar. Eles se aproximam do Santuário por causa de Nossa Senhora e Jesus Cristo. A maior emoção pra mim ao longo desses três anos eles chegam aqui por meio de Maria para ver o seu filho amado, Jesus Cristo”, disse o frade.

A celebração contou com a presença do prefeito Pitágoras Ibiapina (PP), da vice-prefeita do município, Márcia Gomes (PSDB), de secretários municipais e vereadores, além de autoridades civis e militares.

Homilia

Na pregação do frade, ele destacou alguns ensinamentos a respeito da fé e da espiritualidade que para estamos no caminho da luz. “O nosso novenário hoje apresenta para nós uma missão urgente: ser luz. Precisamos ser luz neste mundo tomado por trevas. Precisamos testemunhar a nossa fé. Se a sua fé está guardada, escondida, se você há muito não procura Deus, eis a oportunidade. O Senhor te chama hoje a ser luz, a manifestar essa fé que está escondida”, apontou o frade.

Em outro ponto, o frade ressaltou o papel da Virgem Maria para o encontro com o Cristo, Nosso Salvador. “Nós temos Nossa Senhora das Candeias. A imagem já diz tudo. Ela traz em seus braços a grande luz que é Cristo. Não tenham medo, se querem chegar até existe um caminho seguro, fácil e rápido: é a Virgem Maria. Não tenham medo. Podem existir outros caminhos para chegar a Jesus, mas esse aqui, por meio de Maria, é o mais seguro, mais rápido e certo para chegar ao Senhor. Por isso ela traz nos seus braços a imagem Menino Jesus, a grande Luz que nós buscamos Nossa Senhora nos apresenta o Salvador. Por isso estamos aqui reunidos em busca de Jesus”, afirmou.

Novenário

Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, Dá-nos Jesus a tua luz”, os festejos em honra a Nossa Padroeira acontecem até o dia 3 de fevereiro. Nesta sexta-feira (2), acontece a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira do município, que tem sua data comemorativa neste dia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, às 19h30.

Procissão

Na tarde deste sábado (3), a partir das 17h, vai acontecer a tradicional procissão em honra a Nossa Senhora das Candeias, pelas principais ruas do município de Candeias. O ato religioso marca o encerramento dos nove dias de festa. Mais de 12 mil fieis são esperados para percorrer as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.

Pascom-Santuário Nossa Senhora das Candeias