Comunidade celebra novenário em honra a Santa Luzia; confira a programação

A comunidade Santa Luzia, no bairro Nova Brasília inicia no dia 4 de dezembro, os festejos a padroeira do bairro. Este ano, o novenário traz o tema “Pelo exemplo de Santa Luzia, sejamos sal da terra e Luz do Mundo”. A abertura dos festejos acontece, às 5h, com a alvorada de fogos, oração do ofício e hasteamento da bandeira.

A novena segue até o dia 12 de dezembro, com missas às 19h. A tradicional procissão será realizada no dia 13 de dezembro, às 17 e vai percorrer as principais ruas do bairro. A missa solene, às 17h, encerra as festividades em honra a padroeira da comunidade.

SANTA LUZIA

Santa Luzia nasceu no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. O pai, Lucio, faleceu quando Luzia era muito pequena. Sua mãe, Eutíquia, a educou. E, como cristã, sua mãe lhe passou a fé, o conhecimento de Jesus Cristo, ao amor ao próximo e a Deus.

A jovem Luzia, tocada pela graça de Deus disse que queria consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus.

Aconteceu, porém, que Luzia tinha um pretendente para casamento. E este não se conformou com a decisão de sua amada e a denunciou ao Governador Pascásio, acusando-a de ser cristã. O imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando punição exemplar para os cristãos.

Santa Luzia foi julgada e condenada, e como dava total importância a virgindade e ao amor a Jesus Cristo, o governador mandou que a levassem a um prostíbulo. Dez homens juntos não conseguiram levantar Santa Luzia do chão.

O governador, furioso, mandou matá-la ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu à jovem. Os carrascos continuaram com o seu martírio e lhe arrancaram os olhos. Daí vem a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos.

1ª Noite- 04/12 (Terça-feira)

Abertura: 5h- Alvorada de fogos, ofício e hasteamento da bandeira

Subtema: Santa Luzia, ensina-nos a ser discípulos fieis

Convidados: Segue-Me, Setor da Juventude, 1ª Travessa Desembargador Teixeira de Freitas, Escolas e Mercadinhos do Bairro