Celebração de Domingo de Ramos marca início da Semana Santa

A entrada de Jesus em Jerusalém foi relembrada pelos fieis da Paroquia Nossa Senhora das Candeias na celebração do Domingo de Ramos, realizada na manhã deste domingo (25). O momento deu início uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a Semana Santa. Os fieis enfrentaram chuva e logo depois sol muito forte. Mesmo com a variação climática os fies permaneceram na peregrinação até o largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias onde participaram da Santa Missa presidida pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv. e dos vigários paroquiais frei Francisco Nascimento OFMConv. e frei José Nasareno OFMConv.   “Nos preparamos durante cinco semanas da Quaresma com oração e penitência para realizar a memória da salvação. Queremos nesse momento celebrar a entrada de Jesus em Jerusalém e relembrar que os ramos é uma espécie de expressão e adesão a Jesus”, ressaltou o pároco.

Com a cor litúrgica vermelha que simboliza o Sangue de Cristo, a celebração traz a reflexão dos últimos momentos de Jesus Cristo antes da Crucificação, com a leitura do Evangelho de Marcos (15, 1-39). Na homilia, conduzida frei Francisco Nascimento OFMConv., mostrou que devemos seguir os passos de Cristo e busca-lo como único Deus de nossas vidas. “A vontade de Cristo é a vontade de todos nós cristãos é fazer e celebrar uma vida digna e coerente com o mesmo Senhor já ter se colocado a nossa disposição. Nesse dia o que vamos celebrar? O que nós festejamos ? devemos festejar o que o senhor tem colocado para nós em nossas mãos, mas a garantia é essa: Que possamos nós, remediar as coisas no Cristo, pois na segunda leitura por Cristo, em Cristo e para Cristo, é para Deus, ele é Deus, e devemos voltar com toda riqueza, com toda a graça e voltar os olhos naquilo que o Senhor já tem colocado na nossa dignidade. é o sangue que celebramos é o corpo do Senhor que nesse dia que damos inicio a semana maior, a semana santa, possamos celebrarmos e festejarmos o que o senhor tem nos colocado a disposição de nossa vida”, disse o frade.

Passé

A comunidade do Passé realizou o Domingo de Ramos. A caminhada teve início por volta das 7h, das ruínas da Igreja Nossa Senhora da Encarnação. Os fieis saíram em procissão até a Capela Santa Rita onde foi celebrada pelo frei Thiago Noronha OFMConv.

Semana Santa

A programação litúrgica da Semana Santa continua na próxima terça-feira (27), às 18h30, com a Procissão de Encontro. Na caminhada os fieis levam as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres, com saída da Fonte dos Milagres; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, com ponto de partida da Ladeira do Cruzeiro. O ponto de encontro ocorrerá na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em frente ao Banco Itaú. Em seguida, os fieis seguirão em caminhada para o Santuário onde participarão da Santa Missa, às 19h30.

A comunidade Virgem dos Pobres, no Malembá, realiza também a Procissão do Encontro, na quarta-feira (28), às 18h30. A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelas mulheres, com saída do Convento das Irmãs Franciscanas; e de Nosso Senhor Jesus Cristo, carregada pelos homens, com ponto de partida do Centro de Formação João Paulo II. Os fieis se encontram na Capela Virgem dos Pobres e o encerramento com a benção na Praça Milton Bulcão Lemos.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia na quinta-feira (29), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). Pela manhã, acontecerá a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

Já a Sexta-Feira da Paixão, celebrada na sexta-feira (30), o Santuário e as Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II) realizam a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, a partir das 7h. Na parte da tarde, às 14h30, os fies se unem para rezar a Novena da Misericórdia. Às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor e, logo após, a procissão do Senhor Morto.

A Vigília Pascal, no sábado (31), às 19h30, ocorrerá no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).

A Procissão da Ressurreição do Senhor Ressuscitado será realizada, no domingo (1º de abril), às 6h, no Santuário e nas três comunidades que celebram o tríduo pascal. As missas da Ressurreição do Senhor, seguirá os horários normais no Santuário e nas respectivas comunidades.

Via Sacra da Juventude

A Via Sacra da Juventude também acontecerá na sexta-feira (31), na cidade de Camaçari, com caminhada às 7h. A saída será da Catedral São Thomaz de Cantuária e seguirá em direção ao Morro da Manteiga. Promovida pelo Setor da Juventude da Diocese de Camaçari e será realizada pelo oitavo ano consecutivo. O encerramento contará ainda com a palavra e a bênção solene do bispo Dom João Carlos Petrini.