Assembleia paroquial define atividades pastorais para 2018

Coordenadores de grupos, pastorais, movimentos e das 14 comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Candeias participaram, neste domingo (17), na Fazenda Santa Cruz, no distrito de Passé, da Assembleia Paroquial 2017/2018. O encontro, conduzido pelo pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv., discutiu as ações paroquiais que serão realizadas em 2018 e abordou as reflexões do documento Iniciação a Vida Cristã, elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que traz as novas perspectivas da evangelização católica no país.

Na primeira parte da Assembleia, foi feita a leitura do documento que tem como base a passagem bíblica do encontro de Jesus com a samaritana (João 4, 1-42). A palestra foi conduzida pelo missionário Cleidson Cruz de Maria, da comunidade Cruz de Maria, pertencente a Paróquia São Francisco de Assis.

Ele trouxe para os participantes seis pontos importantes ocorridos na conversa entre Jesus e a samaritana que remetem a nossa atividade cristã. Os pontos são: 1.Encontro (dai- me de beber), 2. Diálogo, 3.Conhecer Jesus, 4.Revelação, 5. Anúncio e 6. Testemunho. Cada ponto, segundo o pregador, simboliza as fases no aprendizado para a evangelização. “A samaritana representa o povo. Ela nos mostra o encontro com Jesus, a necessidade humana e o sagrado e de conhecer e experimentar Jesus”, explicou o pregador.

Em outro momento, o frei Jorge fez uma explanação acerca das atividades litúrgicas e afirmou que é necessário fazer com que a igreja busque a formação bíblica e litúrgica. Ele nos alertou também sobre a importância de cuidar uns dos outros no sentido de viver em comunidade e trabalhar a espiritualidade. “A gente precisa cuidar dos cuidadores, cuidar um dos outros e em tudo que estejamos fazendo, seja acompanhada pela espiritualidade”, ressaltou o pároco.

Ao final, foi definido o calendário paroquial de 2018 que inclui eventos, retiros espirituais e novenário das comunidades.