“O povo de Candeias está acostumada com as águas que desce do céu”, diz celebrante no 3º dia de Novenário

A chuva não desanimou o povo compareceu em grande número para acompanhar mais um dia de celebração do Novenário

Os fiéis católicos, que participam do Novenário honra à Nossa Senhora das Candeias, em Candeias, têm dado grande testemunho de fé nos festejos deste ano. Mesmo debaixo de muita chuva, o povo compareceu em grande número na noite desta sexta-feira (26), na Praça da Matriz, para acompanhar mais um dia de celebração.

O colorido das sobrinhas, guarda-chuvas, capas de chuva ou apenas panos e peças de roupas na cabeça, deram o tom especial no ato religioso.

O padre Gabriel Vilaverde – celebrante da noite – fez questão de ressaltar que “ o povo de Candeias está acostumado com as águas que descem do céu”. A fala do sacerdote é uma referência a água da fonte dos milagres, um dos principais símbolo de fé do município.

Vilaverde fez uma homilia contundente e alertou os fiéis para à vigilância com as coisas de Deus. “Se você deixar você se acostuma com o terço, com a missa, com uma oração… Não deve ser assim. Precisamos fazer das coisas de Deus uma novidade”, aconselhou.

O religioso tanto fez críticas a programas de TV aberta e pediu atenção aos fiéis. “Cuidado com o que entra em sua casa. O inimigo é astuto e ele entra nas famílias de maneira que você nem percebe”, encerrou.

Neste sábado (27), o Novenário chega ao 4º dia. A celebração será o bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Neto, e o gesto concreto é o leite em pó. Os festejos segue até o próximo dia 3/2, com a grande procissão pelas ruas da cidade, benção do Santíssimo Sacramento e o show do padre Fábio de Melo.

Noite de autógrafos

O professor, escritor e historiador candeiense, Jair Cardoso, realizou para os fiéis uma sessão de autógrafos dos seus livros “Candeias: História de Fé e Trabalho”, que retrata a história da devoção à Nossa Senhora das Candeias, e ” Nos Caminhos do Fogo Simbólico: Uma História da Independência do Brasil na Bahia e Ecos de Outras Histórias”, que conta sobre a participação do Estado na Independência do Brasil, que em 2023 celebrou 200 anos.

Os livros podem ser adquiridos na Lojinha do Santuário, no valor de R$40. Parte da renda foi revertida para contribuir no Novenário de 2024.