Missa Solene celebra 30 anos das Irmãs Franciscanas Terciárias

A Missa Solene, celebrada neste domingo (30), na comunidade Virgem dos Pobres, marcou as comemorações pelos 30 anos da presença das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares no Brasil. A celebração, presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros, contou com a presença de frades, religiosos, leigos e a comunidade católica da cidade. Na celebração, o bispo diocesano destacou o trabalho realizado pelas Irmãs Franciscanas na paróquia Nossa Senhora das Candeias e pediu que as vocacionadas continue seguindo o exemplo de São Francisco de Assis. Ele lembrou do cardeal e ex-arcebispo Dom Lucas Moreira Neves que foi um grande incentivador da ordem das irmãs franciscanas no Brasil.

“Hoje é dia de elevar a Deus o hino de ação de graças pela presença fecunda das Irmãs Franciscanas nesta comunidade, dessa presença fecunda que há 30 anos faz a diferença do ponto de vista pastoral e educacional. Quero lembrar a memória de Dom Lucas Moreira Neves que há 30 anos atrás trouxe a presença das Irmãs para Salvador. Que Deus seja louvado por esta presença fecunda de tanta coisa bonita que Deus realizou na vida de vocês (Irmãs Franciscanas) ao longo desses anos. Hoje é dia de fazer memória, de gratidão e pedir a Deus que continue a despertar no coração de nossas jovens o desejo de seguir a Cristo, imitando São Francisco de Assis”, afirmou o bispo Dirceu Medeiros.

O pároco, reitor e guardião da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, falou da alegria de celebrar os 30 anos da ordem na nossa cidade. “Com muita alegria nos reunimos nesta igreja para celebrar o jubileu de 30 anos da presença das irmãs franciscanas em nossa comunidade, na nossa paróquia e na cidade de Candeias e Diocese de Camaçari. Hoje queremos render graças a Deus pela vida e vocação de todas as irmãs Franciscanas”, ressaltou frei Thiago Noronha OFMConv.

Ao final da celebração, as Irmãs Franciscanas agradeceram pelo carinho e acolhimento da comunidade. “Queremos agradecer a toda a comunidade. Agradecemos imensamente pelo carinho e cuidado. Cada um de vocês faz parte desta história”, afirmou Irmã Clariana dos Santos, que discursou em nome da ordem.

O tríduo iniciou na última quinta-feira (27) e foi realizado até sábado (29), na Capela Virgem dos Pobres, no bairro do Malembá. A festa teve como tema “As obras de Deus devem ser reveladas com a glória devida” (Tb 12, 11).

Irmãs Franciscanas

A proposta de receber as Irmãs Franciscanas em Candeias foi do então Cardeal e Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Lucas Moreira Neves, que após um encontro com a Madre Geral da Ordem das Franciscanas Terciárias, falou da necessidade da realização de trabalhos missionários de caridade no Brasil. A chegada das primeiras religiosas à Paróquia aconteceu em 1992.

Nesse período foi criado foi fundado o Convento das Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares de Todos os Santos. A casa das Irmãs em Candeias é o local onde são recebidas postulantes (que estão na primeira etapa de formação, a do conhecimento) e as aspirantes (que estão na segunda etapa, a do discernimento). Atualmente, a Ordem possui convento nas cidades de Candeias, Salvador e Paulo Afonso, na Bahia, e em Santos (São Paulo).

Além do trabalho de formação religiosa, as Irmãs Franciscanas realizam diversas atividades para ajudar a comunidade local, dentre elas, a alfabetização de crianças, com a Escola San Manetto. Além disso, muitos jovens fazem cursos de computação, artesanato e dança, ensinados por professores contratados, que são pagos com doações da paróquia e da comunidade local.