Imagem original de Nossa Senhora das Candeias desfila pelas ruas das cidade

A mãe que vai ao encontro dos filhos. Assim podemos definir a procissão realizada na tarde desta quarta-feira (3), em homenagem à Nossa Senhora das Candeias. Por conta da pandemia do Coronavírus, o cortejo foi promovido sem a presença de devotos para evitar aglomerações. Em um gesto de abraço e consolo aos devotos que não puderam acompanhar a procissão, a imagem original da nossa padroeira desceu do altar-mor e percorreu cerca de 44 ruas da cidade, marcando o encerramento dos festejos. “Este ano queremos finalizar a festa devido as restrições da pandemia, nós vamos sair pelas ruas da cidade de Candeias com essa imagem pelas ruas de Candeias para agradecer pela festa e pedir pelo fim da pandemia, pedir a proteção da nossa padroeira, a todo o povo de Candeias. É um momento histórico e bonito”, afirmou o reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv.

A devota da comunidade Virgem dos Pobres, Vande Santos, não escondeu a emoção ao falar da passagem de Nossa Senhora das Candeias pelo bairro. “Não imaginava que a cidade fosse acolher tanto Nossa Senhora das Candeias em situação da pandemia, As vezes estamos desanimados por conta da pandemia e essa surpresa foi gratificante. Fiquei muito emocionada”, afirmou

Logo após a procissão, o frei desfilou com a imagem pela praça Nossa Senhora das Candeias e entrou no Santuário Nossa Senhora das Candeias onde houve a benção do Santíssimo Sacramento.

MOMENTO HISTÓRICO

O ato fez história na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, já que esta é a terceira vez que ela sai as ruas para abençoar a cidade e abraçar os seus devotos. A imagem saiu pela primeira vez do altar-mor em 1945 para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.  A segunda vez ocorreu em 1950 quando a Igreja Católica proclamou o Dogma de Nossa Senhora. “Por duas vezes ao longo da história, ela saiu do Santuário, desceu o altar-mor e andou pelas ruas da cidade de Candeias. Pela primeira vez em 1945 quando cessou a Segunda Guerra Mundial. Agradeceu pelo fim da guerra. Naquela época, a imagem percorreu a cidade. Depois em 1950 quando foi proclamado o Dogma de Nossa Senhora”, explicou o frade.

NOVENÁRIO

Iniciado no dia 24 de janeiro, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias teve como tema “O Senhor está contigo! Não tenhas medo, Maria” (Lucas 1-28 e 30). Para evitar aglomerações, as missas festivas foram realizadas com público reduzido e transmitidas ao vivo, através dos canais de comunicação do Santuário Nossa Senhora das Candeias (Youtube e Facebook) e da Rádio Baiana FM. Segundo o reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, as mudanças seguiram as recomendações dos governos estadual e municipal que veta ações com acima de 200 pessoas com intuito de evitar aglomerações e que são necessárias para garantir a segurança dos devotos. Ao longo dos nove dias de festejos,  foram celebradas missas com rito devocional.