União das paróquias foi o tom da 7ª noite do Novenário

O pároco, reitor e guardião do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, frei Tiago Noronha OFMConv. deu as boas vindas ao padre Milton Pereira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis que foi o celebrante da 7ª noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias 2020, nesta quinta-feira (30). Em suas saudações iniciais, frei Tiago agradeceu o apoio da Paróquia vizinha no período dos festejos. “Obrigado padre Milton por promover a unidade das paroquias. Durante toda a festa estamos juntos para celebrarmos esse novenário tão bonito de Nossa Senhora”, ressaltou o frade.

Em casa, padre Milton agradeceu as palavras do anfitrião e também reiterou a união das duas paroquias. “Muito obrigado frei Tiago pelas referências. Foi graças a nossa Mãe das Candeias que surgiu a segunda paróquia da Diocese de Camaçari. Sou muito grato a ela (Nossa Senhora), por te me dado tal honra. Aqui não são duas paróquias, mas sim uma só comunidade que vem todos os anos festejar à Mãe das Candeias”, acrescentou.

Na homilia, o padre ressaltou a importância de ter apenas um tema central – Como Igreja missionária aprendemos com a Mãe das Candeias o que é Eucaristia – e, não os tradicionais subtemas. Na visão do religioso, os diferentes temas acabavam se perdendo ao longo da festa.

Outro ponto apontado pelo celebrante é que diversas festas estão acontecendo em honra a Maria, a exemplo do Monte Recôncavo, Santa Amaro e Simões Filho, sendo todas pertencentes a Diocese de Camaçari. “Ela (Maria) tem diversos títulos, por isso boa parte da região celebra essa época. É através de Maria que a Eucaristia chegou até nós, por isso devemos ter Maria como um canal direto a Deus”, explicou.

Como diz a canção do padre Zezinho “Não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor. Neste mundo ninguém foi maior!”, encerrou o padre.

A oitava noite será celebrada nesta sexta-feira (31), pelo vigário paroquial e recém-chegado a Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Bernardo Vitório Neto OFMConv. O gesto concreto será material de higiene.

Uilson Victor- Pascom/ Santuário Nossa Senhora das Candeias