Tríduo Pascal inicia com celebração da Santa Ceia pela internet

Portões fechados e bancos vazios marcaram o início do Tríduo Pascal, na noite desta quinta-feira (9), no Santuário Nossa Senhora das Candeias. A Missa da Santa Ceia foi celebrada pelo pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv e transmitida ao vivo na página do Facebook. O dia marca também a instituição do Sacramento da Eucaristia. Na liturgia, a Santa Ceia é o momento em que Jesus e se reúne com os apóstolos e lava os pés de cada um deles.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a Semana Santa sofreu alterações e atos litúrgicos foram adaptados. Tradicionalmente, a Missa de quinta contaria com o Lava pés, com a presença de 12 paroquianos que representariam os apóstolos, mas teve ser removido da celebração para evitar aglomerações na Igreja. “É o Tríduo Pascal que começa de um modo bem diferente daquilo que não estamos acostumados. Mas somos chamados também a viver com intensidade mesmo estando nas nossas casas, somos chamados a viver esse momento com muita maturidade de fé, Nosso Senhor Jesus”, disse o frade.

Na homília, que se baseia na narrativa do evangelista João,  frei Thiago relembrou  que foi teve um ato de amor com os seus apóstolos. “João apresenta o discurso de Jesus com um tom muito especial de afeto e de profundo para com os seus apóstolos. O amor marca o dia de hoje, tendo amado os seus, o amor com extremo amor até o fim. A cena tão conhecida por todos nós, a última ceia, Jesus estava cercado daqueles que tinham sido escolhidos por ele”, ressaltou.

Ele ressalta que o momento é significativo para a Igreja pela instituição de sacramentos. “A celebração de hoje é marcado por três grandes acontecimentos, por três extraordinários acontecimentos a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o mandamento do amor. A eucaristia que é fonte de vida da Igreja”, explicou.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana Santa continua nesta sexta-feira (10), com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, e o Ofício das trevas, às 18h. A Via Sacra e a procissão do Senhor Morto também foram suspensas.

A Vigília Pascal, no sábado (11),  ocorrerá às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias, com transmissão ao vivo.

Domingo de Páscoa

A Santa Missa da Ressurreição do Senhor  será transmitida no domingo (12), às 8h, na Rádio Candeias FM 87,9, e às 10h, pela página do Santuário no Facebook.