Testemunho de fé marca celebração da quinta noite do Novenário

O testemunho de fé na voz do frei Antônio Maria OFMConv marcou a celebração da quinta noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias, realizada neste sábado (28), na praça Nossa Senhora das Candeias. Filho de Candeias, frei Antônio celebrou pela primeira vez a santa missa nos festejos e fez um breve relato aos fiéis sobre a decisão de seguir a vida religiosa.

Ele contou que participava da quinta noite do novenário há 13 anos atrás quando sentiu o despertar da vida em Cristo. “Ao ver o frade celebrar sentiu um ardor no coração, pela primeira vez ali, ouvia o chamado de Deus a vida do sacerdócio. Ele pensava no coração: um dia eu quero estar ali, celebrar igual aquele frei. Dois anos depois, ao final da santa missa, o jovem foi chamado a receber sua benção de envio ao seminário para iniciar a caminhada de discernimento vocacional junto aos franciscanos”, contou frei Antônio Maria, ordenado em 2021.

Na sua homilia, ele destacou que a fé em Nossa Senhora das Candeias é como uma rocha que brota água viva e pura para transformar o nosso coração. “Estamos aqui nesta linda noite justamente para manifestar diante de Deus e dos Homens a nossa fé. Uma fé que é tão forte, tão enraizada, tão concreta que racha até a rocha mais dura. a fé dos nossos antepassados fez com que Deus por meio de sua Santa Mãe das Candeias rachasse a rocha e fizesse brotar uma água viva, água pura para lavar nossos corações e nossos olhos”,

O frade apontou ainda que a fé em Nossa Senhora das Candeias permite dar passos no caminho do Senhor. “É por meio desta mesma fé que nossa Mãe Imaculada, a Virgem das Candeias  pôde proclamar: ‘o poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome’. E mais, foi justamente por meio da fé que a Imaculada conseguiu dar todos passos no caminho do Senhor. Ela acredita e proclama Deus como o Senhor de si mesma, na luta diária por permanecer naquilo que acredita”, destacou.

“É ainda por meio desta fé que podemos ver e contar os inúmeros milagres da Mãe das Candeias no meio de nós”, finalizou frei Antônio.

Ao final da celebração, o padre recebeu das mãos da Comissão dos Festejos o Kit Romeiro como forma de agradecimento e os fiéis rezaram por ele para que continue com a missão de pregar o evangelho.

NOVENÁRIO

Com o tema “O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lucas 1, 49), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Ápice dos festejos, a procissão será realizada no dia 3 de fevereiro, a partir das 15h30, e encerrará com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Milhares de fiéis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.