Santa ceia e Lava Pés iniciam Tríduo Pascal

O ato de lavar os pés e ceiar com os apóstolos marcou o início do Tríduo Pascal no Santuário Nossa Senhora das Candeias na noite desta quinta-feira (6). O rito de preparação para a Páscoa do Senhor foi realizado com a celebração da Santa Missa, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Nossa Senhora de Fátima, Virgem dos Pobres, São Maximiliano Maria Kolbe e Santa Rita.

Celebrada pelo pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, o momento se destaca com lavagem dos pés de 12 fiéis, entre elas, uma criança, um jovem e uma mulher, simbolizando a passagem bíblica que recorda os últimos atos da vida de Cristo antes da morte.

Emocionado, o frei Thiago falou que a escolha de uma criança para o gesto reflete o carinho que elas demonstram pelos sacerdotes, do jovem como forma de agradecer aos cerimoniários pela dedicação ao serviço litúrgico, e ministra da Eucaristia, Sandra Reis, pela simplicidade ao realizar o trabalho na nossa paróquia.

A celebração também é marcada pela instituição do sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio.

Na homilia, o frade aconselhou os fiéis à valorizar a Santa missa como forma de amar a Cristo. “A missa tem o objeto de unir o céu e a terra. Isso deve ter um grande valor para nós”, destacou.

Ele falou ainda da importância de cuidar das vocações sacerdotais e a rezar pelos padres. Os paroquianos leram uma mensagem e entregou uma lembrança em nome da comunidade pela dedicação e amor pelo sacerdócio.

Após a celebração, foi realizada a Transladação do Santíssimo e da Vigília Eucarística, com a exposição das âmbulas para adoração.