Reinauguração dos Milagres, missa e alvorada de fogos celebram dia da padroeira

O dia festivo em honra à Nossa Senhora das Candeias foi marcada por diversas homenagens a nossa padroeira nesta quarta-feira (2). As celebrações iniciaram por volta das 5h, com a alvorada de fogos. Logo após, foram realizadas a oração do Ofício de Nossa Senhora e a missa no Santuário Nossa Senhora das Candeias. Ainda na parte da manhã, foi realizada a reinauguração das obras de requalificação da Fonte dos Milagres.

O local que foi reformado para receber os romeiros conta com a nova sala das velas, quiosque, espaço para venda de artigos religiosos, oratório, rampas de acessibilidade, banheiros, o reforço estrutural dos muros de contenção e requalificação da gruta e novas pedras na gruta. Na parte externa, a Fonte dos Milagres recebeu uma imagem de Nossa Senhora das Candeias de quase dois metros de altura e construída em mármore que foi abençoada pelo pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv. A obra foi realizada pela Prefeitura de Candeias em parceria com a Paróquia Nossa Senhora das Candeias e contou com um investimento de cerca de R$ 300 mil dos recursos próprios.

No ato público de inauguração, o pároco destacou a importância do espaço para os católicos da nossa cidade que ganharam mais um local para celebrar a fé e a devoção a Nossa Senhora das Candeias. “Para edificação da fé, dos que creem, temos os Milagres requalificado. Depois de uma tragédia, o muro caiu, mas hoje temos a alegria de receber novamente esse espaço sagrado. Queremos com muita alegria receber os Milagres e oferecer a todos os fiéis, romeiros e peregrinos que chegam aqui para rezar conosco”, ressaltou o frei Thiago Noronha OFMConv.

O prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina, no discurso, ressaltou que a requalificação da Fonte dos Milagres vai impulsionar o turismo religioso da cidade e que a Água dos Milagres é um símbolo de fé e cura para os devotos de Nossa Senhora das Candeias. “É importante nesse momento a gente fazer essa inauguração. Não é somente uma reforma, mais uma requalificação, a nova gruta dos Milagres. Espero que todos desfrutem desse espaço. Nós entendemos que a festa de Nossa Senhora da Candeias é a maior festa da nossa cidade, mesmo porque é uma festa que dura 11 dias. Entendemos que o turismo é um dos fatores que fomentam o nosso comércio dentro da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Após o ato, o público visitou a Fonte dos Milagres onde puderam beber da água milagrosa que jorra da Fonte dos Milagres. A ação contou também com a presença de diversas autoridades civis e religiosas.

Para fechar o dia festivo, a missa solene acontece às 19h30, na praça da Matriz e será será presidida pelo frei Thiago Noronha OFMConv. Ele substituirá o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini que este ano não poderá participar da celebração.

PROCISSÃO

A procissão acontece na quinta-feira (3), às 16h, e encerra os festejos em honra a Nossa Senhora das Candeias.  encerrará o maior momento fé e luz da comunidade cristã católica da Região Metropolitana de Salvador. A imagem de Nossa Senhora das Candeias percorrerá as principais ruas da cidade, em carro aberto sem a presença de público para evitar aglomerações.