Peregrinação reúne fieis das Paróquias de Candeias, Madre de Deus e SFC

A chuva que caiu em Candeias não abalou a fé é dos fies que participaram da décima edição da Peregrinação de Fé e Luz, realizada neste domingo (28). Os fieis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade, com destino ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A saída ocorreu por volta das 7h, da Praça Santa Dulce dos Pobres e reuniu os fieis das cidade de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. A peregrinação deste ano foi realizada por forania em todo território diocesano. O Santuário Nossa Senhora das Candeias recebeu a peregrinação pela forania Sagrada Família constituída pelas paróquias da cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

Este ano, a 10ª Peregrinação Fé e Luz teve como tema “Óh Virgem das Candeias, amorosa, Mãe que nos protege e nos guia até Jesus, oriente nossos passos para edificar, com esperança e alegria, comunhão fraterna nas famílias, na comunidade e na sociedade”.

A Peregrinação marcou também o encerramento das Santas Missões da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, que durante os meses de setembro, outubro e novembro realizou a evangelização porta a porta, e o jubileu de 10 anos da Paróquia São Francisco de Assis. Girlene Oliveira, paroquiana do Santuário Nossa senhora das Candeias, afirma que participou de todas as peregrinações  e contou o prazer de participar todos os anos.  “Participar da peregrinação é revigorar minha fé, e pedir proteção a Deus e a nossa senhora das Candeias por nos livra dessa pandemia”, a paroquiana.

A missa foi celebrada pelo pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Padre Milton Pereira, que além de estar a frente da Paróquia é filho da cidade de Candeias. Em entrevista à Pastoral da Comunicação (Pascom), ele contou sobre como é estar participando de mais uma peregrinação e celebrar o jubileu da Paróquia São Francisco de Assis. “Celebrar os 10 anos da Paróquia São Francisco de Assis, sendo a primeira paróquia da Diocese de Camaçari, e encerrar a festa de jubileu da nossa paróquia na Peregrinação de Fé e Luz é de muita alegria e gratidão. Como filho da cidade, recebo como um grande presente de estar na Paróquia São Francisco nos seus 10 anos e celebrar a missa da Peregrinação”, ressaltou o padre.

A homilia foi feita pelo pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora das Candeias Frei Thiago Noronha OFMConv. No início de sua pregação, o frade falou que esta Peregrinação quer dizer gratidão pela vida de Dom João Carlos petrini  e por todos frutos da diocese e pelo jubileu da paróquia São Francisco de Assis.

Em uma homilia breve e marcante, frei Thiago finalizou deixando uma mensagem de força e coragem. “Não feche vosso corações, por causa das preocupações, das coisas que estão acontecendo, até mesmo dos conflitos humanos que ocorrem entre nós, levante a cabeça, coloque o joelho no chão e clame por Deus, para que ele te der força, é de joelhos olhando para o céu, que nós vamos conseguir suportar as diversidades deste mundo”, afirmou o frade.

O final da celebração foi marcada com uma homenagem a Nossa Senhora das Candeias, com uma canção apresentada pelo Combatentes na Fé, logo após com a consagração à Nossa Senhora.