Paroquianos participam do Domingo de Ramos pela internet; fieis colocam ramos nas casas

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias realizou o Domingo de Ramos (5), momento que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, de forma diferente: sem a participação dos fieis que assistiram a Santa Missa em casa. A celebração foi transmitida pela Rádio Candeias FM (87,9), e pelo Santuário Nossa Senhora das Candeias  através da página do Facebook. O momento marcou a abertura da Semana Santa, período que os católicos relembram os últimos dias da vida de Jesus Cristo até a Ressurreição. A ação ocorreu após a pandemia do coronavírus como medida protetiva a saúde dos fieis e atende as recomendações da as recomendações da Diocese de Camaçari e da Prefeitura de Candeias que delimitou a quantidade de pessoas para participar de atos públicos e evitar aglomerações.

“Aqui estamos reduzidos, fervorosos por meio da oração dando início a esse tempo forte que é a Semana Santa, encerrando o tempo da quaresma, começamos esse calendário litúrgico uma semana rica, cheia de espiritualidade, mas que esse ano será diferente porque não teremos as procissões, as manifestações públicas porem temos a fé. A fé que nos leva a acreditar no projeto de ressurreição e de salvação”, afirmou o pároco, reitor e guardião do Santuário, frei Thiago Noronha.

O Santuário Nossa Senhora das Candeias foi decorada com ramos para saudar a chegada do Senhor . Os ramos foram abençoados no início da celebração. Em sinal de devoção, os fieis colocaram os ramos nas janelas e nas portas de casa.

As leituras do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor trazem trechos do momento que Jesus chega a Jerusalém e da crucificação do Senhor e serviram de base para homilia. “Ao se entregar, ao entrar em Jerusalém desta forma o Senhor paga um preço muito alto: a sua liberdade  concede a todos nós a salvação. Convido a você a perceber tantos ensinamentos na cena de hoje”, ressaltou.

SEMANA SANTA

A Semana Santa continua nesta terça-feira (7), com a Santa Missa, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Na quarta-feira (8), onde aconteceria a Procissão do Encontro, momento que relembra o encontro de Jesus com Nossa Senhora no caminho ao Calvário, foi cancelada. A terceira formação online está marcada para quarta-feira (8), às 19h.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia na quinta-feira (9), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias, com transmissão pela internet.

Na Sexta-feira Santa (10), será realizada apenas a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, com transmissão ao vivo do Santuário Nossa Senhora das Candeias. A Via Sacra e a procissão do Senhor Morto também foram suspensas.

A Vigília Pascal, no sábado (11),  ocorrerá às 19h, no Santuário Nossa Senhora das Candeias, com transmissão ao vivo.

Domingo de Páscoa

A Santa Missa da Ressurreição do Senhor  será transmitida no domingo (12), às 8h, na Rádio Candeias FM 87,9, e às 10h, pela página do Santuário no Facebook.