Papa acolhe renúncia de Dom Petrini e nomeia novo bispo da Diocese de Camaçari

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da Diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.
BISPO EMÉRITO
Dom João Carlos Petrini é o primeiro bispo da Diocese de Camaçari.  Em 15 de dezembro de 2010, foi nomeado primeiro bispo da então criada Diocese de Camaçari, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 19 de fevereiro de 2011, assumiu a Diocese de Camaçari como bispo titular. Dom Petrini foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, entre os anos de 2011 e 2015, e presidente do Regional Nordeste III, entre os anos de 2015 e 2019. No ano de 2015, participou do Sínodo da Família, como um dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desde 2008, é o diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, com sede em Salvador (BA).