Ordenação Episcopal de Camaçari acontece neste sábado

O novo bispo da Diocese de Camaçari, monsenhor Dirceu padre Dirceu de Oliveira Medeiros, será ordenado neste sábado (4), em uma cerimônia realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del-Rei, em Minas Gerais. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia será restrita. O sacerdote assumirá a Diocese de Camaçari após a aposentadoria do bispo Dom João Carlos Petrini. A Ordenação será transmitida ao vivo às 9h, pela TV Aparecida e pelo Canal da Diocese de Camaçari no Youtube.

Os objetos que será usado pelo novo bispo, a cruz peitoral, foi confeccionado com a madeira do umbral da casa de sua Avó, Dona Luiza. O símbolo é uma das insígnias episcopais usada pelos bispos que conta de um crucifixo pendendo com um cordão ou em corrente simples. A cruz está constantemente diante do prelado, que serve para lembrar a todo instante de Cristo Senhor Nosso, que morrera por ele no Calvário e a Fé que ele professa com seu próprio sangue.

A saída de Dom Petrini ocorre por motivo de idade, conforme  o artigo 401 do Código de Direito Canônico e autorizada pelo Papa Francisco. Com a renúncia, Dom Petrini será o primeiro bispo emérito da Diocese de Camaçari.

A posse do Monsenhor Dirceu Medeiros como segundo bispo da Diocese de Camaçari será realizada no dia 19 de fevereiro de 2022, às 16h no Estádio Fernando Ferreira Lopes em Camaçari, data que marca também a celebração dos 11 anos de criação da Diocese.

BIOGRAFIA

Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.