Novo bispo de Camaçari toma posse em celebração eucarística

O novo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, foi empossado neste sábado (19), na Santa Missa realizada na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio Cardeal da Rocha. A posse ocorre após a aposentadoria do bispo Dom João Carlos Petrini.

Na cerimônia de posse, foi realizada a leitura a bula papal de nomeação assinada pelo Papa Francisco. Após o ato, o agora bispo emérito, Dom João Carlos Petrini entregou o cajado ao novo bispo que se sentou na Cátedra como sinal do magistério e autoridade de Pastor da Igreja particular da Diocese de Camaçari.

Na homília, o novo bispo de Camaçari destacou a importância de conservar e  transmitir a fé católica. “Hoje, iniciamos um novo caminho. Deus abre para nós uma nova estrada. Quero trilhar esse caminho com vocês. Duas palavras: respeito e corresponsabilidade. Aqui, há 462 anos, com o aldeamento e a construção do Colégio dos Jesuítas em Abrantes, a fé católica foi plantada. Temos a Missão de conservar e transmitir essa fé, respeitando os outros credos, sem renunciar a nossa identidade”, afirmou Dom Dirceu.

Ele disse ainda que o respeito vai ser fundamental para as atividades que serão conduzidas pelo Espírito Santo. “Respeito é a palavra, pois não começo do zero, mas estou ciente de que há um caminho já percorrido, porém, sei que o Espírito de Deus nos indicará novas frentes onde a semente do Evangelho deverá ser lançada, afinal é próprio do Espírito de Deus abrir novas estradas”, finalizou o bispo.

A santa missa de posse foi acompanhada pelo clero da Diocese de Camaçari, leigos e autoridades civis e militares. Acompanhando a celebração, o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, desejou boas vindas ao novo pastor e afirmou que será o inicio de uma grande parceria para a evangelização da nossa região.

A primeira missa de Dom Dirceu é celebrada neste domingo (20), na na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari.

BIOGRAFIA

Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Até junho de 2019, exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.

 

Fotos: Verenilson Lima e Victor Nascimento