Novenário 2022: Capelão da Igreja do Passo no pelourinho celebra oitava noite

Nesta segunda-feira (31), chegamos a oitava noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias de 2022 com mais uma celebração de amor e devoção a nossa padroeira. O padre Valson Sandes, pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória – Salvador (BA) e diretor espiritual de todo Apostolado da Oração-Rede Mundial de Oração do Papa da Arquidiocese de São Salvador e capelão da Igreja do Passo, no Pelourinho – Centro Histórico da Capital Baiana, foi o celebrante da noite.

O sacerdote celebrou pela segunda vez o Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias, sendo a primeira vez no ano de 2020. Acompanhando o Padre Valson Sandes, participaram da celebração os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Glória que se juntaram em uma só fé aos candeienses para celebrar a Mãe de Deus das Candeias.

Padre Valson iniciou sua pregação cantando a música da cantora Maria Bethânia em homenagem à Nossa Senhora das Candeias. As primeiras palavras do padre Valson foram direcionadas ao fieis, destacando que a Virgem Maria nos convida a ser alegres. “Maria Santíssima é a portadora da fonte de alegria e cada cristão é também convidado a sê-lo. A minha alma glorifica o senhor e o meu espírito exulta em Deus meu salvador” (Lc. 1,46), afirmou.  Logo depois, o padre explicou que “glorificar o senhor a alma daquele que consagra todos os sentimentos de sua vida interior ao louvor e ao serviço a Deus: pela observância dos mandamentos, mostra que está pensando sempre no poder da majestade divina”, ressaltou o sacerdote.

O padre Valson deixou um ensinamento durante sua homilia para todos que estavam na praça da Matriz e que acompanhavam pelos meios de comunicação. “Como Maria, que de nossa boca brotem apenas as palavras de gratidão que traduzem o sentir mais profundo do nosso coração: A minha Alma glorifica o senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”, destacou o padre.

Padre Valson Sandes, com palavras firmes, passou uma mensagem de encorajamento para os fies. “Passar pelo fogo purificador do Espírito Santo, nos impedirá de passar pelo fogo do inferno”, afirmou o padre.

Ao longo de sua homilia o padre destacou três pontos para os fieis. O primeiro foi ser paciente na tribulação, o segundo ser perseverante na oração e o terceiro buscar a luz. “A luz que é Jesus, que guia nossos passos e nos conduz á alegria, uma alegria plena e verdadeira”, destacou o padre.

Finalizou sua homilia dizendo: “que Nossa Senhora interceda continuamente por cada um de nós para que sejamos verdadeiramente alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração!”, encerrou o padre.

Ao final da celebração, o frade recebeu das mãos da Comissão dos Festejos e o famoso Kit Romeiro como forma de agradecimento e os fieis rezaram por ele para que continue com a missão de pregar o evangelho.

NOVENÁRIO

Com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1,46), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontecerá entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Milhares de fieis participam das homenagens a padroeira do município, na Praça do Santuário, para louvar, pedir e agradecer pelas graças alcançadas.

Texto: Marcos Henrique (Pascom)