Novenário 2022: Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador celebra a sétima noite

Da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para o Santuário Nossa Senhora das Candeias, o bispo auxiliar Dom Dorival Barreto celebrou neste domingo (30), a 7ª noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias 2022. Foi a primeira vez que o bispo participou dos festejos como celebrante.

No início de sua pregação, o bispo agradeceu ao pároco e reitor do santuário, Frei Thiago Noronha OFMConv. pelo convite. “Muito obrigado pelo convite, pela oportunidade de vim hoje e poder experimentar a grandiosidade desta festa daqui do povo de Candeias. Obrigado por fazer a experiência da bondade da misericórdia de Deus pelas mãos da virgem Maria nossa senhora das Candeias”, afirmou Dom Dorival.

Na sua homilia, o bispo perguntou aos fies “porque a Virgem Maria glorifica o Senhor” e rapidamente ele respondeu: “porque Deus realizou em sua vida grandes coisas. Ela experimenta o seu amor, amor capaz de transformar todas as coisas”.

Dom Dorival falou ainda sobre os grandes motivos para glorificar o Senhor, nosso Deus. “Temos muitos motivos de louvar e glorificar o Senhor, pois seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam”, destacou o bispo.

Logo depois, ele pontuou sobre a importância da festa da padroeira para o fortalecimento da fé católica. “A festa da padroeira deste Santuário e Paróquia é importante para fortalecermos nossa fé em nosso senhor Jesus Cristo e também para crescemos no amor e devoção a Virgem Maria, Nossa Senhora das Candeias, vivendo e testemunhando o que aqui experimentamos”, acrescentando que “a festa é portanto oportunidade de crescermos em comunhão, com Deus, pai, filho e Espírito Santo, com a bem aventurada virgem Maria e com os irmãs”, afirmou Dom Dorival.

Finalizou sua pregação dizendo: “Agora no silêncio dos nossos corações, colocando-nos diante de Deus. Agradecendo-lhe pela palavra que escutamos, pecamos a intercessão de nossa senhora das candeias para que nossos olhos estejam bem abertos e enxerguemos a luz que é próprio Jesus Cristo, seu filho e nosso senhor. O padre Antônio Vieira assim pregou em seu sermão sobre nascimento da mãe de Deus: perguntai aos cegos para que nasce está celestial menina, dir-vos-ão que nasce para senhora das candeias”, encerrou o bispo.

Ao final da celebração, o frade recebeu das mãos da Comissão dos Festejos e o famoso Kit Romeiro como forma de agradecimento e os fieis rezaram por ele para que continue com a missão de pregar o evangelho.

NOVENÁRIO

Com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1,46), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontecerá entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Milhares de fieis participam das homenagens a padroeira do município, na Praça do Santuário, para louvar, pedir e agradecer pelas graças alcançadas.

Texto: Marcos Henrique (Pascom)