Missa Solene no Santuário celebra aniversário da cidade

A Missa Solene em homenagem aos 63 anos da emancipação política da cidade de Candeias foi celebrada na manhã deste sábado (14), no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Presidida pelo pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv., a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Durante a homilia, o frade convidou a assembleia a refletir sobre seu papel na construção de uma cidade melhor para todos. “Hoje queremos unir forças para construir uma sociedade melhor em seus diversos aspectos: religiosos, civil, moral, cultural, intelectual e social. E cada um aqui pode e deve colaborar para que haja uma ordem. Pois todo homem é construtor da sociedade em que vive”, afirmou.

Ele destacou que através do Evangelho e movidos pela caridade cristã, devemos estar unidos para ajudar o povo carente. “Guiados pela luz do Evangelho e movidos pela caridade cristã, como cidadãos e filhos de Deus, devemos nos empenhar para ajudar e cooperar com os demais cidadãos fragilizados e carentes”, falou.

O frade ressaltou ainda que a Igreja deve continuar colaborando e tendo o apoio mútuo em defesa do bem comum. Por fim, fez uma referência a fé do povo candeense que mantém sua devoção a Nossa Senhora das Candeias. “A Igreja está de tal modo ligada ao vosso povo que eliminá-la, seria mutilar o seu patrimônio sociocultural. Por isso, ela deve continuar colaborando na construção desta sociedade. Neste ponto, a Igreja coloca-se como colaboradora, respeitando as diversas atribuições do poder público, e precisamos do apoio mútuo para ajudarmos no bem comum”, finalizou.

Em um breve discurso no final da celebração, o prefeito dr. Pitágoras Ibiapina afirmou que a cidade precisa estar unida para e destacou a fé do novo povo. “É muito importante estar aqui nesta casa, pedindo as bênçãos do Senhor. Estive bem atento na homilia e vi toda a mensagem que o Senhor [frei Thiago] passou. É isso que nós precisamos aqui na cidade de Candeias, de união, mesmo porque, todos os dias têm sido incansáveis para nós”, finalizou o prefeito.

Após a celebração, o frei Thiago Noronha participou da sessão de solene na Câmara Municipal de Veredores onde fez a oração de abertura.