Missa solene celebra dia de Nossa Senhora das Candeias

A Missa Solene, celebrada na noite desta quinta-feira (2), encerrou o dia de homenagens à Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Candeias. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros, que participou pela primeira vez das comemorações à padroeira. Romeiros de várias cidades da Bahia chegaram a Candeias para acompanhar as homenagens à Nossa Senhora das Candeias. Pela primeira vez, uma intérprete de libras fez a tradução da santa missa para os devotos com deficiência auditiva.

No início da celebração, o bispo agradeceu o empenho da comunidade de Candeias pela realização da festa e destacou a importância da devoção a Nossa Senhora das Candeias. “É um momento especial para a cidade de Candeias, para este santuário e para toda a Diocese de Camaçari. É um momento de unidade, de comunhão, de evangelização. Quero colocar como intenção todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram ou estão colaborando ainda com êxito desta festa. Deus conhece a dedicação e a sinceridade de cada um. Que Deus possa retribuir o desempenho e as noites mal dormidas, pelo esforço grande, mas tudo isso para maior honra e glória de Deus e propagação da devoção a bem-aventurada Virgem Maria, a Virgem Mãe para que ela seja cada vez mais nossa inspiração”, afirmou o bispo.

O pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, falou da alegria de celebrar a festa da padroeira. “Hoje é um dia de festa, é um dia feliz, pois celebramos a nossa padroeira, Nossa Senhora das Candeias. Com muita alegria nos reunimos neste santuário aberto para render as devidas homenagens a nossa padroeira, a nossa protetora, a nossa mãe do céu, a Virgem das Candeias. É uma festa muito importante para todos nós”, falou o pároco.

No final da celebração, o frei Thiago Noronha OFMConv fez rito de despedida, realizado pelos romeiros que visitam a Fonte dos Milagres, em um ato de fé e devoção à  Nossa Senhora das Candeias.

O dia festivo iniciou por volta das 5h, com a alvorada de fogos e a oração do Ofício de Nossa Senhora. A primeira Santa Missa do dia também foi celebrada nesta quinta-feira. A tradicional queima de fogos  foi realizada por volta do 12h.

PROCISSÃO

A procissão acontece nesta sexta-feira (3), às 15h30, e encerra os festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias, maior momento fé e luz da comunidade cristã católica da Região Metropolitana de Salvador.

NOVENÁRIO

Com o tema “O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lucas 1, 49), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro.