Frei Thiago assume atividades paroquiais do Santuário Nossa Senhora das Candeias

O frei Thiago Noronha OFMConv tomou posse nesta terça-feira (17) como reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias. A posse foi realizada durante uma Missa Solene, celebrada pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini,  no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

O frade foi escolhido para assumir os cargos na segunda fase do Vº Capítulo Ordinário Provincial da ordem franciscana São Maximiliano Kolbe do Brasil, realizado em Brasília/DF, no mês de novembro. É a primeira vez que o frei Thiago assume o cargo de reitor, pároco e guardião de uma paróquia.

Foto: Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

O termo de posse foi lido pelo padre da Catedral São Thomaz de Cantuária, Fernando Dias e apresentado à comunidade no início da celebração. No discurso, bispo enfatizou a estima que a comunidade diocesana possui pela ordem franciscana. Na homilia, o bispo destacou o papel de um pároco para guiar a comunidade. “É um momento em que o frei Thiago vai tomar posse desta paroquia. Este momento certamente sinaliza a estima que nós da Diocese temos pelos freis conventuais. É um momento carregado de esperanças, da boa nova”, disse o bispo.

Durante a celebração, o frei Thiago fez o juramento onde recebeu a chave da Igreja e a estola, como sinal da fé e cuidado. No discurso, o novo pároco destacou o apoio dos paroquianos para atividades pastorais, em sintonia com a vontade de Deus. “Querido povo de Deus, assumo hoje essa paróquia e me coloco a disposição do Espírito Santo na condução de todas nossas atividades. Estou disposto e aberto ao Divino Espírito Santo para mudar aquilo que precisa ser melhorado. Do mesmo modo, espero da parte de vocês a mesma abertura e desapego”, afirmou o frade. Ele também agradeceu ao freis Jorge Luiz Soares, Francisco Nascimento, José Nasareno e Rogério Filho pelo carinho e amizade nos anos que permaneceram no Convento.

Foto: Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias

Representando a Província São Maximiliano Maria Kolbe, o frei Evilásio agradeceu o SIM do frade por assumir a Paróquia.

A solenidade contou com a presença de padres, seminaristas, religiosos, irmãs franciscanas, representantes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM) e do Poder Executivo Municipal.

Ordenado em dezembro de 2013, frei Thiago Noronha iniciou a vida religioso nos meados de 2003 onde formou-se em Filosofia e Teologia. Antes de ser enviado em missão para o Convento Nossa Senhora das Candeias, o frade foi vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em Valparaíso, no estado de Goiás.