Frei Pedro celebra primeira noite do Novenário 2020

A santa missa, celebrada na noite desta sexta-feira (24), iniciou o Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias 2020. A celebração foi conduzida pelo novo vigário paroquial, frei Pedro Rogério Martins OFMConv. que retorna a Paróquia Nossa Senhora das Candeias após 16 anos.

No início da celebração, o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv deu as boas vindas ao frade e falou da alegria dos fieis de estar mais uma vez nas comemorações em honra à Nossa Senhora das Candeias. “Nos alegramos nesta primeira noite, chegou o momento, assim, de nos conter a ansiedade, nosso tempo de espera. Hoje, Nossa Senhora das Candeias trouxe realmente aqui os filhos e devotos”, disse o frade.

A imagem de Nossa Senhora das Candeias foi trazida para o altar pela comissão dos festejos, acompanhada pela canção Ave- Maria. Após a chegada da imagem, frei Pedro falou da alegria de voltar a celebrar no Novenário e de estar mais uma vez na comunidade candeense. “É uma grande graça, carinho, privilégio do coração imaculado da Mãe de Deus das Candeias poder voltar a primeira paróquia onde aprendi a ser padre, foi no meio desse povo candeense que aprendi a ser sacerdote”, afirmou frei Pedro.

A celebração contou com a presença de autoridades civis, entre elas o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, da presidente da Câmara de Vereadores, Lucimeire Magalhães, além de padres, diáconos, seminaristas e irmãs franciscanas.

Na homilia, o frade destacou pontos importantes acerca do nosso papel como cristão missionário, definidos a partir do nosso batismo. “Ele nos elegeu pelo Santo Batismo a sermos missionários, como os discípulos que o Senhor elegeu”, ressaltou.

Ele reiterou que a presença da Virgem Maria das Candeias nos ensina a amar a Eucaristia.”Sob o olhar da Virgem Mãe das Candeias, possamos aprender o que é a Eucaristia, o que é estar reunidos em torno deste altar”, destacou o frei.

Abertura dos festejos

A cerimônia de abertura dos festejos 2020 foi realizada na manhã de ontem (24), por volta das 5h, com a Alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora. Durante o momento devocional, os fieis foram até a Fonte dos Milagres onde rezaram aos pés das águas milagrosas.

Este ano, o Novenário tem como tema central “Como Igreja missionária, aprendamos com a Mãe das Candeias o que é a Eucaristia”. As celebrações acontecem a partir das 19h, na Praça da Igreja Matriz.

Até o dia 3 de fevereiro, o Santuário Nossa Senhora das Candeias deve receber devotos de todo o país para pedir e agradecer por graças alcançadas.