Frei Altair Santos, filho de Candeias, será ordenado diácono neste sábado (18)

Neste sábado (18), a comunidade católica de Candeias celebra novamente a ordenação de mais um filho da terra, como Diacono transitório. O Frei Altair Santos de Jesus Gomes OFMConv, de 29 anos, morador do bairro Santo Antônio (Capela Santo Antonio de Pádua) será ordenado diácono pela imposição das mãos do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo de Salvador.

A ordenação acontecerá na capela Nossa Senhora de Fatima, às 9h, e contará com a presença de frades da Província São Maximiliano Maria Kolbe, padres da região da Diocese de Camaçari, além de familiares e amigos. Após os estudos de filosofia e teologia, o frade recebe o sacramento da ordem (diaconato transitório) que antecede a ordenação presbiteral ou sacerdotal. A duração do diaconato transitório normalmente é de 12 meses e após este período é ordenado sacerdote.

Diácono Transitório

O diaconato transitório se refere ao sacramento ministrado àqueles homens idôneos, preparados e solteiros, que visam o segundo grau da ordem, o presbiterado. Por meio desse sacramento, é conferido a esse candidato o ministério do serviço, que deverá exercer igualmente enquanto presbítero.

Rito da ordenação Diaconal

A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Em seguida, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.
Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.
Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Texto: Marcos Henrique