Frade do Tocantins celebra pela primeira vez no Novenário

O frade mostrou na sua fala que a maternidade cumpre o desejo de Deus para a redenção da humanidade

A homilia do frei Enildo do Carmo, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aragominas/TO), realizada na celebração da 7ª noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias, fez uma linda reflexão sobre o tema da festa de 2024. Celebrando pela primeira vez no Novenário, o frade mostrou na sua fala que a maternidade cumpre o desejo de Deus para a redenção da humanidade.

“Esse texto que nos recoloca no instante no qual Deus principia no meio da nossa revelação aos homens o seu projeto de salvação. O texto do nosso tema é declamado de um modo solene e quase como um hino por Isabel, parenta de Maria e mãe de João Batista, precursor de nosso Senhor Jesus Cristo. A fala de Isabel nos mostra a necessidade de reconhecer, juntamente, com o mistério da encarnação do verbo, o desejo de Deus de cooperarmos com a redenção da humanidade ao modo de Maria”, afirmou o celebrante.

Ele reforçou que o Sim da Virgem Maria nos convida para a graça de Deus. “Na Carta de São Paulo aos Gálatas, ele diz: ‘Na plenitude do tempo, Deus enviou o seu filho’. Plenitude, quer dizer o momento favorável, hora de nos libertar da escravidão e vivermos o tempo da graça de Deus. Assim como ela deu seu sim, livre, nós também, somos convidados a dar o nosso sim. Quando vemos em paralelo os textos de São Lucas sobre o anúncio do nascimento de Jesus e sobre a visitação de Nossa Senhora a Isabel, podemos notar algumas características as quais somos chamados a admirar e a imitar”, ressaltou o sacerdote.

Nesta quinta-feira (1º), a última noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Marco Eugênio. O gesto concreto será macarrão.

Com o tema “Bendito é o fruto do teu ventre. Ó Maria!”, o Novenário em honra à Nossa das Candeias acontece até o dia 3 fevereiro, na Praça da Matriz, que este ano celebra 130 anos. Os shows do cantor Tony Allysson, no dia 2 de fevereiro, e do padre Fábio de Melo, no dia 3 de fevereiro, estão na programação da festa de 2024.