Frade Amilton Leandro celebra pela primeira vez no Novenário

Na homilia, o celebrante destacou a beleza do Novenário, ressaltando a expressão de fé do povo de Candeias

O Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias chegou a sua 6ª noite, nesta segunda-feira (29), marcada de muita emoção e alegria a padroeira do município. Frei Amilton Leandro OFMConv, atual vigário provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv), pároco e guardião da Paróquia São Francisco de Assis, em Valparaíso de Goiás (GO), foi o celebrante da noite.

A cada noite, os devotos da Virgem das Candeias, com gestos de fé e devoção, acompanham a imagem peregrina de Nossa Senhora das Candeias, que caminha do início da Praça da Matriz, onde acontecem as celebrações, até o altar, ao som de cânticos e à luz de velas.

No início da homilia, Frei Amilton destacou a beleza do Novenário, ressaltando a expressão de fé do povo de Candeias. “É maravilhoso ver essa expressão de fé tão presente e tão bela de ser contemplada, daqui do alto”, afirmou o frade.

“Em Maria, encontramos a expressão do amor de Deus, que quis se tornar próximo de nós, revelando-se como aquele que abraça a criatura humana para resgatar e trazer para a vida. Nosso Deus inefável, cuja conduta é toda bondade e fidelidade, cuja vontade é onipotente e cuja sabedoria se estende com vigor de uma extremidade a outra do mundo. Com sua suavidade, governa todas as coisas”, reforçou o celebrante, dando continuidade a homilia.

Ele finalizou a pregação, mostrando que devemos confiar na Virgem Maria para a realização dos nossos milagres. “Assim, confiemos a Maria as nossas angústias, tudo aquilo que nos impede de seguir adiante no caminho que Deus escolheu para nós. Supliquem a Maria para que, por intermédio de Jesus, ela realize aquilo de que vocês precisam para caminhar na paz, no amor e serem criaturas novas”, disse o celebrante.

A 7ª noite do Novenário acontece nesta terça-feira (30), na Praça da Matriz, e será celebrada pelo padre Gilson Magno, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, de Salvador. O gesto concreto será o feijão.

Com o tema “Bendito é o fruto do teu ventre. Ó Maria!”, o Novenário em honra à Nossa das Candeias acontece até o dia 3 fevereiro, na Praça da Matriz, que este ano celebra 130 anos. Os shows do cantor Tony Allysson, no dia 2 de fevereiro, e do padre Fábio de Melo, no dia 3 de fevereiro, estão na programação da festa de 2024.