Fiéis devem retomar uso de máscaras nas celebrações litúrgicas

Em um comunicado divulgado pela Diocese de Camaçari nesta terça-feira (29) orienta a retomada do uso da máscara nas celebrações das santas missas nas paróquias. De acordo com a Diocese de Camaçari, a medida cumpre as recomendações do decreto do Estado da Bahia de Nº 21.744, publicado na segunda-feira (28), no Diário Oficial, que obriga o uso de máscara “em templos para atos religiosos litúrgicos”.

Segundo a nota, é recomendável que os sacerdotes orientem a retomada do uso da máscara para os fiéis como forma de evitar o contágio pela Covid-19. “Conclamo a todos, ministros ordenados e fiéis católicos, a retomarmos o uso obrigatório de máscara em todas as celebrações litúrgicas e encontros de outra natureza realizados no interior de nossos templos”, afirmou o bispo na nota bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros.

A medida, segundo o bispo Dom Dirceu Medeiros, visa garantir a proteção de todos já que as celebrações litúrgicas contam com a participação do público.

NOTA OFICIAL

“Camaçari, 29 de novembro de 2022

Graça e Paz!

Considerando o DECRETO do Governo Estadual de Nº 21.744 de 28 DE NOVEMBRO DE 2022, que institui, nos Municípios do Estado da Bahia, medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da COVID-19, e dá outras providências conclamo a todos, ministros ordenados e fiéis católicos, a retomarmos o uso obrigatório de máscara em todas as celebrações litúrgicas e encontros de outra natureza realizados no interior de nossos templos. Tal medida se faz necessária para preservar a saúde da população.

Reitero que as celebrações continuam acontecendo normalmente sem restrições de número de participantes.

Em Cristo!

+ Dirceu de Oliveira Medeiros