Festejos em honra à padroeira de Candeias inicia dia 24 de janeiro; confira a programação

Nesta terça-feira (24), a praça Nossa Senhora das Candeias se encherá de fé, amor e devoção com início de mais um Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias. Com o tema ““O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lucas 1, 49), os festejos em honra à padroeira do município de Candeias acontecerão até o dia 3 de fevereiro. A abertura ocorrerá às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

Serão nove noites dedicados a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus, com celebrações eucarísticas e da novena. Cerca de 6 mil são esperadas durante os dias de festa na Praça que leva o seu nome para louvar, pedir e agradecer por graças alcançadas. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país. Para os fiéis que residem nos distritos será disponibilizado transporte gratuito a partir das 17h.

No grande dia da padroeira, 2 de fevereiro (quinta-feira), diversas celebrações serão realizados em homenagem à Nossa Senhora das Candeias a partir das 5h.

Durante os 11 dias de festa, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias será transmitido através da página do Facebook e do canal do Youtube do Santuário Nossa Senhora das Candeias e das Rádios Baiana FM (89,3) e Candeias FM (87,9).

Equipes de Trabalho

De acordo com a comissão dos festejos 2023, aproximadamente de 700 pessoas divididas em 12 equipes irão auxiliar a Paróquia nos dias do Novenário. As atividades iniciaram em 2022, com a escolha dos coordenadores das equipes e eventos. As equipes se dividem em Canto, Comunicação, Comunidade, Decoração, Eventos, Intercessão,  Recepção, Liturgia, Trânsito, Romeiros, Procissão e Noiteiros.

Procissão

Com a liberação de eventos públicos após a Covid-19, a procissão volta a acontecer com a presença dos fiéis no dia 3 de fevereiro (sexta-feira). O ato iniciará a partir das 15h30 e encerrará o maior momento fé e luz da comunidade cristã de Candeias. Milhares de fiéis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias. Bandas católicas em cima de trios elétricos animarão os fieis durante o trajeto. As ruas irão receber uma decoração especial para a passagem da imagem de Nossa Senhora das Candeias e de outros santos.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.

1ª Noite – 24/01/2023 | Terça-Feira | 19h30
5h – Alvorada
5h30 – Ofício de Nossa Senhora
COMUNIDADES: São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II)