Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias inicia dia 24; Veja a programação

Na próxima segunda-feira (24), a praça Nossa Senhora das Candeias se encherá de fé, amor e devoção com início do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias. Com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1:46), os festejos em honra a padroeira do município de Candeias acontecerão até o dia 3 de fevereiro. Serão nove noites dedicados a Virgem Mãe das Candeias, a poderosa que intercede e alimenta a fé no Cristo Jesus. A abertura ocorrerá às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país.

Agendamento

Por conta do aumento de casos de Covid-19 e de Influenza, este ano, o Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias terá controle de acesso dos fieis para evitar aglomerações. Os fieis que desejam participar de uma das noites festivas do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias 2022 poderão fazer o agendamento, através do formulário que estará disponível no site do Santuário, a partir desta semana (23). O formulário deve preenchido com os dados como NOME e EMAIL dos fieis. Após preencher com as informações, o fiel receberá por email a confirmação da inscrição.

ACESSE AQUI: Novenário de Nossa Senhora das Candeias 2022 (google.com)

Os fies deverão apresentar o comprovante de vacinação para participar das celebrações que terá o público de até 1,500 mil pessoas. A medida foi adotada em obediência aos decretos municipal e estadual que determina a obrigatoriedade do documento em espaços públicos e privados.

Missas Devocionais e Dominicais

Ao longo dos nove dias do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias 2022, serão celebradas missas com rito devocional às 6h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias.

O domingo que antecede o dia festivo, 2 de fevereiro, as celebrações ocorrerão normalmente no Santuário Nossa Senhora das Candeias (6h30 e 10h) e nas comunidades Virgem dos Pobres (8h e 17h), Nossa Senhora de Fátima (7h e 9h), Santo Antônio (7h30 e 18h30) e Santa Luzia (17h).

Procissão

A procissão será realizada no dia 3 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 16h, e encerrará o maior momento fé e luz da comunidade cristã, percorrendo as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias. Logo após a procissão, haverá a benção do Santíssimo Sacramento, encerrando as atividades religiosas da padroeira de 2022.

Patrimônio Imaterial da Bahia

A Festa em honra à Nossa Senhora das Candeias recebeu o título provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia. O registro foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em uma publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esta é a última etapa para a obtenção do Registro Especial que torna os festejos Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.

O órgão elaborou um parecer que analisou o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A abertura do processo de patrimonialização foi feito em 2018, após a aprovação da lei que incluiu os Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial de Festas da Bahia.

Calendário Oficial da Bahia

Em novembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa. A proposta, de autoria do então deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionada pelo governador Rui Costa em 28 de novembro de 2017.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.

24/01 (Segunda-feira)

05h- Alvorada

05h30- Ofício de Nossa Senhora

06h- Missa da Aurora