Festejos de Nossa Senhoras das Candeias inicia com alvorada e hasteamento da bandeira

A alvorada de fogos e a oração do Ofício de Nossa Senhora marcaram a manhã desta terça-feira (24), com o início dos festejos em honra à padroeira da cidade. O Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias 2023 acontece até o dia 3 de fevereiro e reunirá os devotos de toda a Bahia para homenagear a Mãe de Deus das Candeias.

Durante o ato, o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, abençoou a bandeira que foi hasteada ao lado da Igreja Matriz, por volta das 5h30. Logo após, os fiéis seguiram em direção a Gruta dos Milagres onde fizeram um ato devocional para celebrar mais um ano dos festejos em honra à nossa padroeira.

“Neste gesto quero consagrar toda nossa cidade e dizer que Candeias pertence a Nossa Senhora. Ao longo desses dias vamos pedir aos anjos que nos quatro cantos dessa cidade a gente possa viver uma grande experiência espiritual com Nossa Senhora”, afirmou o frade.

A primeira noite do Novenário será celebrada a partir das 19h30, na praça Nossa Senhora das Candeias, pelo vigário paroquial frei Décio Sousa OFMConv.

Com o tema “O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lucas 1, 49), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Ápice dos festejos, a procissão será realizada no dia 3 de fevereiro, a partir das 15h30, e encerrará com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Milhares de fieis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.