Famílias acompanham celebrações online do Santuário Nossa Senhora das Candeias

O Santuário Nossa Senhora das Candeias, obedecendo a recomendação para prevenção do Covid-19, suspendeu todas as missas e celebrações públicas até uma nova orientação da organização mundial da saúde (OMS). A Semana Santa foi iniciada no último domingo (5), com o Domingo de Ramos, dia celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento, símbolo da humildade, e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

No entanto, muitas famílias se reuniram para assistir a celebração do Domingo de Ramos que marca o inicio da Semana Santa, através dos meios de comunicação. A equipe de comunicação do santuário teve um bate papo via WhatsApp, com uma dessas famílias que falou da experiência de acompanhar as atividades da paróquia pelas redes sociais. “Participar, assistir as Missas em família tem sido grande graça para todos nós, pois juntos conseguimos viver o mistério da nossa fé. Antes cada um rezava em seu momento, separados, atualmente, através da participação juntos da Santa Celebração, começamos a rezar juntos o terço, Ofício à Nossa Senhora e reflexão da Palavra de Deus. Até minha tia que é evangélica participa de todos esses momentos juntos conosco. É momento de nos unirmos cada vez mais. Dessa forma, o amor em família só faz crescer, pois o próprio Amor está entre nós, está em cada um de nós”, disse a jovem a Ana Clara Sacramento.

Ela enfatizou a importância da família estar assistindo as celebrações em família, principalmente na Semana Santa. “Viver a Semana Santa em família está sendo surpreendente, porque é algo que nunca havia pensado que poderia acontecer. Antes quando íamos para o Tríduo Pascal, íamos juntos (sempre), mas cada um sempre ficava em uma parte da igreja e de certa forma, cada um vivia a ‘sua’ Páscoa, não era uma experiência/ vivência compartilhada. Hoje, posso afirmar que, apesar da ausência da Sagrada Eucaristia, estamos conseguindo viver a experiência da Paixão, Morte e ressurreição de Cristo juntos. Jesus falou que onde dois ou mais estivessem reunidos no nome dele, lá estaria, e aqui nós temos plena certeza disso. Jesus está no meio de nós e afirmo que juntos, buscamos ressuscitar com Cristo, pois família que reza unida permanece unida na Jerusalém Celeste”, finalizou.

TRANSMISSÕES AO VIVO

Por conta da pandemia do coronavírus que alterou a vida religiosa dos católicos do mundo inteiro, com a suspensão de santas missas, confissões, procissões, retiros e via sacra, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias alterou a programação da Semana Santa. As celebrações são transmitidas ao vivo na página do Santuário no Facebook: santuáriodecandeias.

As medidas foram adotadas no dia 18 de março para conter a disseminação do Coronavírus, seguindo as recomendações da Diocese de Camaçari e da Prefeitura de Candeias que delimitou a quantidade de pessoas para participar de atos públicos e evitar aglomerações. O pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, recomenda aos fieis que evitem aglomerações, observando as orientações do órgãos de saúde, e participem das celebrações através dos canais de comunicação online e da rádio.

Texto: Marcos Henrique- Pascom/Santuário Nossa Senhora das Candeias