Evento celebrará canonização de Irmã Dulce em Candeias

A canonização de Irmã Dulce será celebrada em grande estilo no município de Candeias. Um grande evento em homenagem a primeira Santa brasileira acontecerá no dia 19 de outubro. Os detalhes do evento foram discutidos na manhã desta quinta -feira (25), em uma reunião realizada entre os párocos da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares OFMConv, e São Francisco de Assis, padre Milton Pereira, e o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina.

No encontro, o prefeito confirmou que uma nova estátua da Santa será colocada na praça que leva seu nome. A estátua foi destruída em um ato de vandalismo em março deste ano. De acordo com o frei Jorge, será feita uma nova imagem de bronze que será abençoada em uma missa campal, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini. Todas as paróquias da Forania Sagrada Família, composta pelos municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde serão convidadas para participar desse momento de grande louvor.  A programação do evento contará ainda com a exibição do filme “Irmã Dulce” e o show de uma banda católica.  “No dia 19 de outubro, uma grande festa em Candeias aonde procuraremos reunir a comunidade católica da paróquia São Francisco e do Santuário Nossa Senhora das Candeias para juntos então bem dizermos a Deus esse dom que é a canonização de Irmã Dulce”, disse o pároco.

Foto: Reprodução- Facebook

Segundo o prefeito Dr. Pitágoras, Candeias é uma cidade religiosa e que merece celebrar esse grande momento da fé católica e que a antiga imagem da praça será doada para a comunidade Santa Dulce dos Pobres, localizada em Saldanha, no distrito de Menino Jesus. O local será a primeira comunidade dedicada à Santa Dulce dos Pobres. “A antiga imagem de Irmã Dulce, ela já esta sendo restaurada. Acredito que em poucos dias dentro de uma semana, ela já estará pronta. Nós iremos fazer a doação dessa imagem”, ressaltou o prefeito.

CANONIZAÇÃO

Irmã Dulce, a primeira mulher nascida no Brasil que se tornará santa, será canonizada no dia 13 de outubro de 2019, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma. O Vaticano anunciou a canonização de Irmã Dulce em maio deste ano, quando um segundo milagre atribuído à religiosa, também conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, foi reconhecido por meio de decreto. No dia 20 de outubro, a missa festiva para celebrar a canonização de Irmã Dulce será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador.

ANJO BOM DA BAHIA

Por ocasião de sua Beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e serviço, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana.

Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização de sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa marca as raízes da criação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e está atualmente em processo de Canonização. Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana.