É chegado o Tríduo Pascal

É chegado o momento mais importante do ano para todo o católico: O Tríduo Pascal.

Durante 40 dias, estivemos com Cristo no deserto, preparando-nos para ele. Ali fizemos orações, penitências, mortificações e confissões. Lutamos contra as tentações e os impulsos da vida, numa atitude de fortalecimento do espírito e da fé.

Em seguida, acompanhamos com alegria a chegada de Jesus à Jerusalém. Balançamos ramos e clamamos “Hosana ao filho de David!”

Ouvimos os sermões e pregações de nosso Mestre. Alegramo-nos e esperançamo-nos com suas palavras e atos.

Agora, por fim, chegamos ao ponto alto desta trajetória. Acompanharemos a instituição do mandamento do amor e do serviço; presenciaremos o pão virar Corpo Santo e alcançar toda a criatura; e vivenciaremos o ato maior de amor, impensável para a lógica deste mundo e para a mente humana.

O mesmo Deus dos nossos antepassados, o Deus que tirou o povo do sofrimento do Egito, vem a nós e, entregando-se por inteiro, espia nossos pecados e se nos dá em amor e em carne.

Esse é o momento da ceia, paixão, morte e ressurreição de Jesus, amados, momento chave de nossa fé. Esse é o Cristo, o filho do Deus vivo, o Belíssimo Esposo, nosso amor maior.

Vivamos com intensidade, fé e amor este momento.

Paz e Bem.

Texto de: João Marcelo Rocha e Nathalia Rocha