Diáconos serão ordenados sacerdotes no sábado (10); um deles é de Candeias

Os frades Altair de Jesus OFMConv e Alex Maria OFMConv serão ordenados sacerdotes neste sábado (11), às 9h em uma cerimônia que acontecerá no Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF). A ordenação Prebisterial será presidida pelo bispo da Diocese de Caruaru (PE), Dom José Ruy Gonçalves. Frei Altair de Jesus é mais um frade, filho de Candeias, que vai assumir a vocação religiosa sacerdotal. Já o frei Alex Maria realiza o diaconato transitório na Paróquia Nossa Senhora das Candeias.

Para a ordenação, foi escolhido o tema “Manete Caritate Mea”, expressão em latim que significa “Permanecei no meu amor”. Representando a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv. participa da celebração ao lado de familiares, amigos e padres de diversas paróquias.

A celebração será transmitido pelas redes sociais do Santuário São Francisco de Assis, no canal do Youtube e no Facebook. No ato, também será ordenado o frade Rafael Maria Dias OFMConv.

Como tema da ordenação prebisterial, frei Altair de Jesus escolheu o tema “Completai em mim a obra começada (SL 136). A sua primeira celebração está marcada para o domingo (11), às 10h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em Cidade Ocidental (GO).  Em Candeias, a celebração eucarística será realizada no dia 18 de dezembro, na Capela São Maximiliano Maria Kolbe, na Urbis II,  às 8h.

A ordenação do frei Alex Maria OFMConv terá o tema “Servo por Amor”. A primeira missa acontecerá também no domingo (11), às 9h, na Casa de Formação Santa Maria dos Anjos, em Santa Maria (DF).

Na segunda-feira (12), os novos sacerdotes celebram juntos, às 11h, na Casa de Formação São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

BIOGRAFIA- FREI ALTAIR DE JESUS
Frei Altair Santos de Jesus Gomes OFMConv., nasceu em 11 de abril de 1992, em Salvador-BA. Irmão do frei Adailton Borges OFMConv., também de Candeias, o novo frade ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMCONV) em janeiro de 2013.  Já a profissão temporária ocorreu em fevereiro de 2018. O diaconato foi celebrado em dezembro de 2021. O período de missão do diaconato transitório realizado durante um ano, foi cumprido na Paróquia Santo Antônio- Cidade Ocidental (GO).

FREI ALEX MARIA

Frei Alex Maria Rosa Rios nasceu em 16 de janeiro de 1983. O novo frade ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMCONV) em janeiro de 2013. Já a profissão temporária ocorreu em fevereiro de 2018. O diaconato foi celebrado em dezembro de 2021. O período de missão do diaconato transitório, realizado durante um ano, foi cumprido na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Candeias (BA).

ORDENAÇÃO PRESBITERAL
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.