“Dai-lhes vós mesmos de comer”

A volta do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas no último ano trouxe preocupação a todo o país. Por isso, entoando um fragmento do livro de Matheus (o versículo 16 do capítulo 14), a Igreja Católica brasileira chama a atenção de todos os seus fiéis para este problema nesta campanha de fraternidade 2023.

Na passagem retratada por Matheus, Jesus não foi indiferente ao sofrimento humano e às suas necessidades. Filho do Pai das Misericórdias, o Cristo não deixou que seus seguidores padecessem pela fome no deserto, depois de longo dia de caminhada, oração e cura. Ali, fugindo a lógica da exclusão e do individualismo, tão inerentes a nossa condição humana dos dias de hoje, multiplicou pães e peixes e ordenou aos seus discípulos que dessem de comer ao povo.

Fez Jesus naquela época o mesmo que faz a igreja hoje.

O Pai segue nos dando alimento, abundância e prosperidade; segue multiplicando a comida em nossa mesa dia-a-dia. Por fim recebemos o chamado, dEle, por intermédio da igreja: “Dai-lhes vós mesmos de comer”; e precisamos fazer a nossa parte! Partilhemos com nossos irmãos o nosso alimento. Façamos caridade! Atendamos o pedido de Jesus e sejamos perfeitos como nosso Pai Celestial é perfeito (Matheus 5:48).

Que abramos nossos ouvidos e corações a esse chamado de amor e partilha e vivamos, de forma mais santa, esta quaresma e esta campanha da fraternidade. Paz e bem.

Texto: João Marcelo Rocha e Nathalia Rocha