Candeias: Missas e show de Tonny Allysson marcam homenagens ao dia da padroeira, Nossa Senhora das Candeias

O encerramento acontece neste sábado (3), com a procissão e o show do padre Fábio de Melo

A missa solene e o show do cantor católico Tony Allysson marcaram as homenagens à Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, celebrado nesta sexta-feira (2). Completando 130 anos de devoção, a festa mariana é uma das principais da região, atraindo milhares de devotos de todo o país. A praça da Matriz, onde ocorreram as principais festividades do dia, ficou lotada para acompanhar a missa e o show católico.

As homenagens à padroeira iniciaram por volta das 5h, com a alvorada de fogos e a oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário Nossa das Candeias. No local, também foi celebrada a primeira do dia pelo pároco, reitor e guardião do Santuário, frei Thiago Noronha OFMConv.

“A cidade de Candeias hoje amanheceu em festa. Logo cedo, antes do sol nascer, já estávamos aqui, vigilantes, esperando este momento para dizer viva a Mãe de Deus, a Senhora das Candeias. Dois de fevereiro, um dia feliz, um dia sempre abençoado, de festa nesta cidade e também nos corações de tantos devotos, este é dia que o Senhor fez para nós”, afirmou frei Thiago Noronha OFMConv.

A principal missa do dia foi presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros, e que contou com a apresentação do coral da Basílica de Nossa Conceição da Praia. Ao som de Magnificat, a imagem de Nossa Senhora das Candeias foi acolhida pelos fiéis que acenderam as velas como sinal de amor e devoção. Diversas autoridades religiosas e civis acompanharam as celebrações.

“Queremos honrar aquela que gerou o fruto Bendito. Maria foi a criatura privilegiada, a filha excelsior de Sião, que gerou o filho Bendito de Deus, nosso Salvador. É uma alegria estarmos aqui como família de Deus, reunidos e congregados pela ternura da mãe de Jesus, a Senhora das Candeias, que nos aponta Cristo”, afirmou o bispo diocesano, Dom Dirceu Medeiros.

Logo após a missa, o cantor Tony Alysson se apresentou para o público. Momentos de oração marcaram o show, trazendo palavras de esperança. Ele disse que o “povo brasileiro precisa conhecer a fé do povo de Candeias”.

PROCISSÃO

O encerramento dos festejos à Nossa Senhora das Candeias acontece, no próximo sábado (3), com a tradicional procissão, às 15h30. Milhares de devotos são esperados para participar do ato religioso que vai percorrer as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.

Logo após a procissão, haverá a benção do Santíssimo Sacramento e será apresentado o casal presidente dos festejos de 2025. Logo após a procissão, o padre Fábio de Mello se apresenta para os devotos de Nossa Senhora das Candeias. Com mais de 25 anos de carreira, padre Fábio de Melo é um dos principais artistas da música católica no país. Sucessos como “Nas Asas do Senhor”, “Onde Deus Possa me Ouvir”, “Trem Bala”, “Deus Cuida de Mim”, “Tudo é do Pai”, “Era Uma vez” e “Este Sou Eu”estarão no repertório do show. Nas redes sociais, padre Fábio de Melo possui quase 30 milhões de seguidores.

Com o tema  “Bendito é o fruto do teu ventre. Ó Maria!”, o Novenário em honra à Nossa das Candeias foi iniciado no dia 24 de janeiro e segue até o dia 3 de fevereiro.