Bispo auxiliar de Salvador celebra última noite do Novenário

Realizada na Praça da Matriz reuniu milhares de pessoas para homenagear a padroeira, além de pedir, louvar e agradecer pelas graças alcançadas

A última noite do Novenário em honra à Nossa das Candeias foi celebrada nesta quinta-feira (1°), pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio. Realizada na Praça da Matriz, a celebração que também é acompanhada da santa missa, reuniu milhares de pessoas para homenagear a padroeira, além de pedir, louvar e agradecer pelas graças alcançadas.

“Há 40 dias celebrávamos o Natal do Senhor, chegamos às primeiras vésperas da festa de 2 de fevereiro, dia que o Nosso Senhor foi apresentado ao templo por Nossa Senhora e São José. Cumpriu-se a lei, mas na realidade veio ao encontro do seu povo fiel, o Senhor da Luz, trazido pela senhora, portadora da candeia, da grande luz”, destacou o bispo Dom Marco Eugênio, sobre a importância da celebração do dia de Nossa Senhora das Candeias para a história da salvação da humanidade.

Diversas celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Candeias serão realizadas nesta sexta-feira (2), no Santuário Nossa Senhora das Candeias, que este ano celebra o jubileu de 130 anos. O dia festivo inicia às 5h, com a alvorada de fogos. A oração do Ofício de Nossa Senhora será feita às 5h30. A primeira Santa Missa do dia será celebrada às 6h. A tradicional queima de fogos acontece às 12h.

A missa solene será presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros, às 19h30. A celebração será transmitida ao vivo, através dos canais de comunicação do Santuário Nossa Senhora das Candeias (Youtube e Facebook).

Com o tema “Bendito é o fruto do teu ventre. Ó Maria!”, o Novenário em honra à Nossa das Candeias foi iniciado no dia 24 de janeiro e encerra no sábado (3), com a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, às 15h30. Logo após a procissão, haverá a benção do Santíssimo Sacramento e o show do padre Fábio de Melo.

“Chegamos a última noite do novenário. Há nove dias nós nos encontramos nesta praça ao longo desses dias, rezamos juntos, ouvimos belíssimas pregações e tivemos a oportunidade de ver a bondade de Deus se manifestando no meio de tantos milagres, graças, respostas e consolos. Chegamos a 9ª noite com muita perseverança, fé e devoção”, disse o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv.