Atividades da Paróquia serão alteradas após medidas preventivas contra Covid-19

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias convida a todos para acompanhar a transmissão ao vivo que será realizada nesta quinta-feira (19), às 19h30, para falar das ações preventivas contra a Covid-19. O pronunciamento terá a participação do reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, e estará disponível na página do Facebook (www.facebook.com/santuariodecandeias).

Na pauta, serão apresentadas as novas atividades eclesiásticas paroquiais que irão ocorrer na instituição religiosa no período de quarentena para conter o avanço da doença no nosso país. As mudanças acontecerão após a publicação de decretos da Diocese de Camaçari e da Prefeitura de Candeias que estabelecem diversas recomendações no sentido de promover a saúde dos nossos fiéis candeenses.

Na manhã desta quarta-feira (18), uma nova recomendação para prevenção do Coronavírus foi divulgada pela Diocese de Camaçari. O comunicado, assinado pelo bispo Dom João Carlos Petrini, reafirma as orientações já emitidas anteriormente nos dias 28 de fevereiro e 17 de março e faz outras recomendações. Todas as missas e celebrações públicas ficam suspensas até o dia 02 de abril.

No comunicado, a Cúria Diocesana informa que as Igrejas e as capelas ficarão abertas para atender os fiéis, para proporcionar a eles a possibilidade de rezar  e que o Santíssimo Sacramento poderá permanecer em exposição.  As secretarias paroquiais mantenham o funcionamento, alguns leigos poderão manter o plantão para dízimo e para recolher pedidos de visitas aos doentes.

Outras recomendações são: utilizar os meios de comunicações para favorecer o anúncio do evangelho.

Os idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde foram dispensados das celebrações.  A Diocese de Camaçari recomendou também a suspensão por tempo indeterminado de catequeses, encontros, caminhadas e o mutirão de confissões.

As novenas estão suspensas e as orientações sobre a celebração de Semana Santa e Páscoa terão orientações específicas quando chegarem próximo da data.

Nota, a Diocese de Camaçari reforçou os cuidados que os fieis devem ter para evitar a contaminação pelo coronavírus e outras doenças respiratórias. Entre os cuidados, lavar as mãos por pelo menos seis vezes ao dia, utilizar o braço para cobrir a boca ao espirrar ou tossir e higienizar as mãos com álcool gel.