Após dois anos, Procissão de Ramos é realizada em Candeias com presença de público

Após dois anos sem realizar a tradicional Procissão de Ramos por conta da pandemia do Coronavírus, os católicos da cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, se reuniram neste domingo (10), em praça pública para celebrar a data. O momento marca o início das celebrações da Semana Santa, que relembra os últimos atos da vida de Jesus Cristo antes e depois da Crucificação até o Domingo de Páscoa.

A procissão foi realizada pelas Paróquias Nossa Senhora das Candeias e São Francisco de Assis. O ato religioso teve início por volta das 8h da praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, localizada no centro da cidade, onde foi feita a benção dos Ramos. Logo após, os fiéis seguiram em procissão até a Praça Nossa Senhora das Candeias, onde está situada o Santuário Nossa das Candeias, para participar da missa.

1
A celebração acontece após a publicação dos decretos estadual e municipal que permite evento sem limitação de público e liberação do uso de máscara em locais abertos.

“Depois de dois anos retristo hoje podemos manifestar a nossa fé pelas ruas de Candeias. Estamos muito felizes po tudo isso depois destes anos trancados e publicamente aqui. Vamos celebrar com toda a Igreja celebrar a Páscoa do Nosso Senhor, para celebrar o mistério de sua morte e ressurreição”, afirmou o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv.

A homilia, feita pelo vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Bernardo Vitório OFMConv, foi abordado sobre a importância de viver a Semana Santa. “<span;>Deste modo entramos na semana grandiosa, para vivermos o centro da nossa fé que é paixão, morte e Ressurreição de Cristo. A Liturgia nos convida a fazer esse momento memorial da entrega de Cristo”, destaca o frade.

Em outro momento da homilia, ele relembrou de alguns momentos da vida de Jesus desde a sua entrada em Jerusalém até a sua morte e aconselhou aos católicos viver essa experiência de fé.

Programação

Ao longo da semana, a Paróquia Nossa das Candeias realiza diversas celebrações para marcar a data. A programação contará com missas, procissões e vigílias. Na sexta-feira (15), feriado da Paixão do Senhor, será realizado a Via Sacra, a partir das 7h, na Gruta dos Milagres. A celebração da Paixão do Senhor acontece às 15, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e, em seguida, a procissão do Senhor Morto, que percorrerá as principais ruas da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA SANTA