“A obediência, amados, é geradora de graças”, afirma frade na primeira noite do Novenário

Ao som do tradicional hino de Nossa Senhora das Candeias “Virgem Santa das Candeias, Virgem Santa milagrosa, nossa fé e nossa crença é sempre vos fervorosa” iniciou a primeira noite do Novenário em honra à Nossa Senhora das Candeias, celebrada nesta terça-feira (24). Carregada pelo Bombeiros Civil e seguida pela Comissão de festa, o andor de Nossa Senhora das Candeias foi entronizada na praça e recebida pelos seus devotos que cantavam com amor e devoção à Mãe de Deus das Candeias.

O celebrante da noite foi o vigário paroquial do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Décio Sousa OFMConv, pelo segundo ano consecutivo o frade preside a Santa missa nos festejos. No início da sua pregação, o frade destacou que é uma dádiva celebrar mais uma vez no Novenário.

A obediência foi a palavra expressada durante a homilia do frei Décio Sousa. “Deus ao encontrar um coração que é inteiramente obediente, se rende, e derrama nele todos os seus benefícios e bênçãos. Foi assim com a Virgem Maria. A obediência, amados, é geradora de graças. É a marca salvadora. A obediência equilibra e garante os caminhos mais seguros”, afirmou.

“A vontade de Deus é para ordenar a vida do homem. A vontade do homem sem Deus leva-o a desordem
Maria é aquela que esmaga a cabeça da serpente e diz: Faça-se em mim a vontade do Senhor. Maria é aquela que propõe a entrega radical à vontade de Deus. Precisamos, queridos, olhar sempre para a Virgem Maria. Ela sinaliza, sem erro, o caminho a seguir. Necessitamos escutar a sua voz que diz: Fazei tudo o que ele disser”, ressaltou o frade.

Ele finalizou a homilia com orientações para que os fiéis possam continuar seguindo o exemplo da Virgem Maria e que possam aproveitar o Novenário para renovar o dom da fé. “Orientai pelo exemplo da Virgem Maria e a melhor garantia para alcançar com segurança, o cumprimento da vontade de Deus em nossa vida. Vivamos esses dias com intensidade e profundidade para sairmos deste Novenário fortalecidos na fé. E não esquecemos de pedir a Virgem Maria que nos eduque e vele por nós. Pelas nossas famílias para que obedientes ao evangelho de seu filho tenhamos todos uma vida confortada a sua vontade e produzindo frutos de santidade, possamos cantar junto com ela, as maravilhas que o todo poderoso fez ao nosso favor”, finalizou.

Os festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias foi iniciado na manhã de ontem (24), com a alvorada de fogos e a oração do Ofício de Nossa Senhora. Durante o ato, o pároco, reitor e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, abençoou a bandeira que foi hasteada ao lado da Igreja Matriz, por volta das 5h30. Logo após, os fiéis seguiram em direção a Gruta dos Milagres onde fizeram um ato devocional para celebrar mais um ano dos festejos em honra à nossa padroeira.

Com o tema “O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lucas 1, 49), o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias acontece entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro. Ápice dos festejos, a procissão será realizada no dia 3 de fevereiro, a partir das 15h30, e encerrará com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Milhares de fieis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.